Tostas de arroz com mascarpone e vegetais

Tostas de arroz com mascarpone e vegetais - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Vão dar uma festa e querem “fugir” da comum pasta de atum com tostas? Então aqui fica uma alternativa bem saudável e cheia de sabor: tostas de arroz com mascarpone e vegetais. Demora 5 min a preparar!

Numa ou noutra ocasião decerto já todos tivemos que receber alguém em nossa casa (a não ser que sejam antissociais…).

E nestas alturas recorremos sempre (ou quase sempre) às tostinhas quadradas que se compram em pacotes jumbo e ao paté de atum (maionese + atum + cebola/picles/whatever…).

No outro dia pus-me a pensar sobre este tema: porque é que quando é para nós optamos por comida saudável, mas para as visitas se não houver patês de fígado, queijo da serra e uma carrada de enchidos sentimos que a nossa mesa está “pobre”?

Não creio que seja por não nos preocuparmos com a saúde alheia, mas muito mais por medo do resto do pessoal não estar na mesma sintonia que nós e sair da nossa casa a dizer “Epá não se comeu nada de jeito, que mania agora esta das cenas saudáveis!”.

Mas tal como todos os preconceitos, o que é preciso é “ver para crer”(neste caso provar para crer). E digo isto com conhecimento de causa. Já dei almoços e jantares onde servi comida bem saudável a pessoas totalmente céticas e só no final lhes contei o que tinham comido. Resultado: ganhei fãs que hoje em dia me pedem receitas.

No próximo jantar que derem em casa façam a experiência destas tostas de arroz com mascarpone e vegetais e depois contem-me, pode ser?

Tostas de arroz com mascarpone e vegetais

Tostas de arroz com mascarpone e vegetais - Blog da Spice
  • Tempo de Preparação5 min

Ingredientes

  • Tostas de arroz (ou outras que prefiram desde que sejam crocantes)
  • Queijo mascarpone (opção vegan e sem lactose abaixo)
  • 1 curgete (de preferência biológica)
  • 1 cenoura (idem)
  • 1/2 chuchu (idem)
  • Flor de sal Pimenta em grão

Preparação

1
Rale os legumes de forma fina, com a ajuda de um ralador ou robot de cozinha. Barre as tostas com o queijo mascarpone e disponha os fios de legumes por cima. Por último tempere com flor de sal e pimenta moída na hora. Sirva.

Nota: como acontece com todas as tostas, convém comer pouco depois de as confecionarem caso contrário começam a ficar moles.

Opção vegan/sem lactose: creme de tofu (colocar o tofu num robot de cozinha ou liquidificador e temperar com sal, pimenta e tomilho, triturando até conseguir uma pasta para barrar). Também funciona com qualquer queijo vegan ou sem lactose parra barrar.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes