Trufas energéticas com 3 ingredientes

Trufas energéticas com 3 ingredientes - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Sabem aquele snack perfeito para meio da manhã ou para antes do ginásio? Aqui fica: leva apenas 3 ingredientes, 5 minutos e é muito fácil de fazer. Vegan, cruas e com opção sem glúten.

Às vezes na correria do dia a dia acabamos por facilitar e comprar snacks já preparados e/ou embalados. Frutos secos, fruta desidratada ou barras energéticas/de cereais, são talvez as opções mais comuns e ditas saudáveis. Mas a verdade é que para além de serem caras, muitas vezes o consumidor compra “gato por lebre”. Posso dizer-vos que 80 ou 90% das opções ditas saudáveis que aparecem nos supermercados são na verdade um engano… A grande maioria tem quantidades enormes de açúcar, que se esconde atrás de nomes como: glucose de milho, xarope de malte, dextrose, maltodextrina, entre outros. E mesmo os que indicam que são feitos a partir de fruta ou sumos de fruta, na verdade são feitos a partir de concentrados ou incluem aromas artificiais.

É claro que há boas marcas, sérias e de confiança, sem dúvida. Mas mesmo recorrendo a essas acabamos por gastar mais dinheiro e gerar mais desperdício com as embalagens. A única opção amiga do ambiente e na qual têm mesmo a certeza do que vão ingerir é se a fizerem vocês 🙂 E não tem que ser chato, nem complicado, nem tão pouco caro! Muito pelo contrário. Aqui fica uma solução simples, prática, sem sujar muita loiça, rápida mas deliciosa.

Deixo no final da receita várias sugestões para variarem e adaptarem ao vosso gosto. Espero que experimentem e partilhem comigo o resultado. Bom fim de semana!

Trufas energéticas com 3 ingredientes

Trufas energéticas com 3 ingredientes - Blog da Spice
  • Quantidade10-12 trufas

Ingredientes

Ingredientes

  • 1/4 cup (chávena de chá) de flocos integrais de cevada (ou aveia para versão sem glúten)
  • 1/2 cup (chávena de chá) de amêndoas cruas sem pele
  • 4 tâmaras medjool (ou normais)
  • Opcional: pitada de sal e canela
  • Toppings*: matcha, açaí em pó, sementes de cânhamo.

Preparação

1
Coloque os ingredientes num robot de cozinha ou liquidificador e triture tudo até se formar naturalmente uma bola ou a mistura estar uniforme.
2

Tire pedaços da mistura e forme pequenas bolas com as palmas das mãos. Passe-as pelos seus toppings favoritos até estarem bem cobertas. Sirva ou guarde em recipiente hermético em local fresco e seco até 1 semana ou mais.

Nota: use flocos grossos de cevada ou aveia e se utilizar tâmaras normais, certifique-se que não estão demasiado secas. Pode inclusive demolhá-las 5-10 min em água quente para as humedecer. Utilize de preferência ingredientes biológicos.

* Outras opções de toppings são: coco ralado, cacau em pó, framboesas ou morangos em pó, farinha de amêndoa ou avelã, sementes de sésamo, sementes de papoila, farinha de alfarroba, entre outras.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes