E que tal introduzir um dose de vegetais onde menos se espera? Estes chapatis de espinafres são perfeitos para picnics ou lanches de praia e têm sido a minha salvação agora no pós-parto do Henrique. Vegan e com versão sem glúten.
Se me vão seguindo nas redes sociais decerto já sabem que o Henrique nasceu recentemente. Após um parto de 24h (cuja história está no post anterior) finalmente veio ao mundo dia 26 de julho. Apesar de ter nascido de 37 semanas e picos eu já andava há algum tempo a fazer stock de comida, para facilitar a fase do pós-parto (e ainda bem que o fiz!). Uma das receitas que fiz e congelei foi a destes chapatis de espinafres.
Já há muito que queria criar uma alternativa aos wraps de compra. São muito versáteis e dão imenso jeito para refeições rápidas e ligeiras, é certo, mas quando olho para a lista de ingredientes do que se vende por aí devolvo-os logo à prateleira. Por outro lado para os fazer em casa a maioria das receitas de pão (mesmo este género de pão achatado) leva sempre leveduras e implica umas horas de espera a levedar.
Mas a persistência compensa e finalmente consegui uma receita bem mais rápida e prática do que a maioria. E assim nasceram os meus chapatis de espinafres. Foram uma das receitas dos últimos workshops e apesar de nos obrigarem a colocarmos mesmo a mão na massa, posso assegurar-vos que até é terapeutico. Se quiserem fazer como eu e congelá-los, basta depois descongelar, levá-los à frigideira uns minutos e ficam prontos.
Se aí por casa têm dificuldade em incluir vegetais nas refeições dos mais novos (e/ou dos mais velhos) esta solução é perfeita!
Chapatis de espinafres
- Quantidade6 - 8 Unidades
- Cozinha
- Indiana
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 1/2 cup espinafres escaldados*
- 2 c. sopa cebola picada
- 1/2 cup iogurte natural/vegetal (opte por um com consistência tipo grego e escorra o líquido, caso haja)
- 1 c. chá sal marinho
- pimenta preta a gosto
- 1 cup farinha espelta branca (+ 1/2 cup se necessário e q.b para polvilhar)
- 1/2 cup farinha espelta integral
- 1 + 1/2 c. chá fermento
- 1 fio de azeite virgem (para untar)
Preparação
Num processador coloque os espinafres escaldados, iogurte, cebola, sal e pimenta a gosto. Triture tudo até estarem bem picados.
Adicione as farinhas e fermento peneirados e triture novamente. Se a massa lhe parecer demasiado líquida adicione mais 1/4 a 1/2 cup farinha e volte a triturar.
* Notas: cubra 100g espinafres frescos com água a ferver durante 1 a 2 min. Escorra, passe por água fria e esprema bem até sair toda a água e ficar 1/2 cup.
* Versão sem glúten: use uma mistura de farinha para pão sem glúten e fermento em vez das farinhas de espelta. Comece por adicionar 1+1/4 cup e depois mais 1/4 se necessário. Nesta versão os chapatis poderão ficar mais estaladiços do que na versão original.