Chapatis de espinafres

Chapatis de espinafres - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

E que tal introduzir um dose de vegetais onde menos se espera? Estes chapatis de espinafres são perfeitos para picnics ou lanches de praia e têm sido a minha salvação agora no pós-parto do Henrique. Vegan e com versão sem glúten.

Se me vão seguindo nas redes sociais decerto já sabem que o Henrique nasceu recentemente. Após um parto de 24h (cuja história está no post anterior) finalmente veio ao mundo dia 26 de julho. Apesar de ter nascido de 37 semanas e picos eu já andava há algum tempo a fazer stock de comida, para facilitar a fase do pós-parto (e ainda bem que o fiz!). Uma das receitas que fiz e congelei foi a destes chapatis de espinafres.

Já há muito que queria criar uma alternativa aos wraps de compra. São muito versáteis e dão imenso jeito para refeições rápidas e ligeiras, é certo, mas quando olho para a lista de ingredientes do que se vende por aí devolvo-os logo à prateleira. Por outro lado para os fazer em casa a maioria das receitas de pão (mesmo este género de pão achatado) leva sempre leveduras e implica umas horas de espera a levedar.

Mas a persistência compensa e finalmente consegui uma receita bem mais rápida e prática do que a maioria. E assim nasceram os meus chapatis de espinafres. Foram uma das receitas dos últimos workshops e apesar de nos obrigarem a colocarmos mesmo a mão na massa, posso assegurar-vos que até é terapeutico. Se quiserem fazer como eu e congelá-los, basta depois descongelar, levá-los à frigideira uns minutos e ficam prontos.

Se aí por casa têm dificuldade em incluir vegetais nas refeições dos mais novos (e/ou dos mais velhos) esta solução é perfeita!

Chapatis de espinafres

Chapatis de espinafres - Blog da Spice
  • Quantidade6 - 8 Unidades

Ingredientes

Ingredientes

  • 1/2 cup espinafres escaldados*
  • 2 c. sopa cebola picada
  • 1/2 cup iogurte natural/vegetal (opte por um com consistência tipo grego e escorra o líquido, caso haja)
  • 1 c. chá sal marinho
  • pimenta preta a gosto
  • 1 cup farinha espelta branca (+ 1/2 cup se necessário e q.b para polvilhar)
  • 1/2 cup farinha espelta integral
  • 1 + 1/2 c. chá fermento
  • 1 fio de azeite virgem (para untar)

Preparação

1

Num processador coloque os espinafres escaldados, iogurte, cebola, sal e pimenta a gosto. Triture tudo até estarem bem picados.

2

Adicione as farinhas e fermento peneirados e triture novamente. Se a massa lhe parecer demasiado líquida adicione mais 1/4 a 1/2 cup farinha e volte a triturar.

3
Quando a massa começar a despegar- se das laterais está no ponto. Enfarinhe bem a ban-cada, mãos e o rolo da massa. Transfira a massa e amasse- a cuidadosamente ao de leve, adicionando farinha sempre que necessário.
4
Corte em 6-8 porções iguais e estenda-as num format redondo (não precisa de ser perfeito). Reserve.
5
Unte ligeiramente uma frigideira anti-aderente sob lume alto e asse cada chapati 3-5 min de cada lado, até ganharem bolhas. Retire e repita para os restantes. Sirva.
6
Se pretender congelá-los deve fazê-lo antes de estes irem à frigideira e separá-los com papel vegetal no congelador. Depois basta deixar descongelar e terminar o processo na frigideira antes de servir.

* Notas: cubra 100g espinafres frescos com água a ferver durante 1 a 2 min. Escorra, passe por água fria e esprema bem até sair toda a água e ficar 1/2 cup.

* Versão sem glúten: use uma mistura de farinha para pão sem glúten e fermento em vez das farinhas de espelta. Comece por adicionar 1+1/4 cup e depois mais 1/4 se necessário. Nesta versão os chapatis poderão ficar mais estaladiços do que na versão original.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes