Se gostam de gratinados e de caril têm que experimentar este gratinado de legumes com caril. É fácil de fazer e perfeito para aproveitar aqueles restos de legumes que se alojam no frigorífico.
Não sei se a vocês vos acontece mas aqui por casa volta e meia dou com uma série de sobras de legumes no frigorífico que não dão para uma refeição inteira, mas ao mesmo tempo são em quantidade suficiente para não descartar (até porque como sabem eu detesto deitar comida fora e agora que estou a escrever isto penso que talvez esse seja o motivo disto me acontecer com tanta frequência!). Enfim…
Mas seja qual for o motivo isto acontece-me e volta e meia vejo-me com pequenas doses de brócolos (2 ou 3 floretes), 1/5 de um alho francês, 2 batatas, 3 ou 4 cogumelos, 1 ou 2 espargos, legumes que já tiveram melhores dias mas ainda estão perfeitamente comestíveis. “Podias aproveitar e juntar a uma sopa” – pensam vocês e sim podia e às vezes faço isso mas noutras o que resta são legumes que cujo sabor não vai adicionar valor à base que tenho, por isso nada feito. Encanitada com este assunto tive que por mãos à obra para criar uma receita que fosse um autêntico “limpa frigorífico” e aqui está ela. Resultou bastante bem e é muito fácil de fazer. Podem optar por fazer o meu molho de bechamel vegan ou utilizar outro (até podem usar um de compra se preferirem).
Espero que gostem e que ajude também a limpar o vosso frigorífico. Se fizerem esta receita não se esqueçam de identificar @blogdaspice e partilhar comigo no Instagram ou Facebook.
Gratinado de legumes com caril
- Tempo de Preparação5 min
- Tempo de Cozedura25 min
- Tempo Total30 min
- Categoria
- Adequado para dieta
- Sem Glúten
- Sem Frutos Secos
- Sem Açúcar Refinado
- Sem Lactose
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
- 3 cups de restos de legumes à vossa escolha (ex: brócolos, cenoura, batatas, alho francês, couve flor, cogumelos, abóbora, etc.)
- 1 c. chá de caril em pó
- 1 c. chá açafrão das índias (curcuma)
- 1 c. chá gengibre ralado
- 1 cebola pequena picada
- azeite virgem q.b
- sal marinho a gosto
- pimenta preta em moinho a gosto
- 1 receita do meu molho de bechamel (ou outro que prefiram)
- 3 c. sopa de queijo parmesão ralado (opcional – use um queijo vegan se preferir)
Preparação
Corte os legumes em pedaços mais ou menos iguais e médios. Reserve.
Num tacho que dê para ir ao forno sob lume médio refogue a cebola no azeite e adicione o caril e curcuma em pó. Misture bem e aguarde que a cebola fique translúcida.
Adicione de seguida os legumes e salteie-os até ficarem macios (não precisam de ficar totalmente cozinhados). Tempere com sal e pimenta a gosto. Entretanto ligue o forno a 200ºC para que vá aquecendo.
Desligue o lume, adicione o molho bechamel e envolva bem os legumes (o molho deve ser em quantidade suficiente para cobrir totalmente os legumes). Prove e ajuste os temperos.
Disponha por cima o queijo parmesão (ou outro que prefira) e leve ao forno por 20-25 min. Nos últimos 5 ligue o grelhador superior para que o queijo derreta e fique com aspeto tostado. Sirva.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Nesta receita pode utilizar quaisquer restos de legumes que pretenda. Se não tiver um tacho próprio para ir ao fogão e forno, pode saltear os legumes numa frigideira e depois passar tudo para um pirex antes de levar ao forno.