Se querem uma receita bem fácil para aproveitar laranjas, têm que experimentar esta. Um bolo húmido, aromático, delicioso e sem glúten.
Laranjas e limões abundam por esta época e eu tenho a sorte de ter amigos que me dão kilos das primeiras e um limoeiro bem generoso que me dá kilos dos segundos. Mas vamos às laranjas. Com tantas que tinha cá em casa e com o Henrique já a querer (e poder) experimentar várias frutas decidi dar-lhe laranja. Pensei que ia estranhar porque as primeiras frutas que introduzi foram as tradicionais maçã, pêra e banana, mas longe disso. Adorou de tal forma as laranjas sumarentas da Helena e do João que se o deixasse tinha comido uma laranja inteira (para um bebé de 6 meses é demasiado!).
Na verdade a introdução alimentar do Henrique tem corrido muito bem. Iniciei com as sopas, no início mais básicas e depois gradualmente com mais ingredientes, depois as papas e a fruta. Tenho feito tudo em casa e não vou dizer que não dá trabalho nenhum porque dá algum, mas é tão portanto darmos-lhes comida de verdade e natural que nunca contemplaria outra opção. Além disso é já nesta fase que se começa a construir o paladar e tudo o que são papas e comida de compra são excessivamente doces (o paladar educa-se e nada como o educar bem desde o início).
Temos tido em conta as recomendações da pediatra porém confesso que não as temos seguido à risca. Continuo a achar que a medicina tradicional é pouco personalizada e há coisas que achamos que não se encaixam na nossa forma de viver e pensar, por isso nesses casos seguimos com a nossa intuição e e juízo crítico. Também na escolha dos ingredientes para as papas e sopas temos saído do convencional: beterraba, couve romanesca, nabo, acelgas, couve flor, funcho, lombarda e cereais como millet, trigo sarraceno, espelta, cevada, entre outros, têm feito parte da alimentação do Henrique. Nas frutas não podia ser diferente e temos aproveitado tudo o que é da época: laranja, tangerina, abacate, clementina, etc. Volta e meia introduzo também uma fruta tropical como manga e papaia.
Até hoje não houve nada que ele tenha recusado. Tentamos que a hora da comida seja sempre um momento calmo, sem grande agitação. Não há necessidade de televisões nem telemóveis, nem aviõezinhos, nem canções. Há sim espaço para experienciar os sabores, cores e texturas de cada coisa. A sopa e papa são dadas à colher mas deixamo-lo tocar no prato, colher e comida sempre que quer. A fruta é dada em pedaços para promover a autonomia.
Há várias ideologias sobre a introdução alimentar que defendem/potenciam vários resultados/objetivos. Não acho que uma seja mais certa que outra, acho sim que (como em tudo) devemos seguir o que faz sentido para nós e para o nosso dia a dia. No nosso caso tem resultado bem assim e por isso vamos continuar.
Com as tais laranjas maravilhosas resolvi fazer um bolo de laranja. A receita é mais tradicional que as minhas receitas habituais porque foi adaptada do Bolo de Tangerina do Rui, do blog Faz e Come, mas com algumas alterações. É bem fácil de fazer, húmido e delicioso. Espero que gostem e não se esqueçam de partilhar comigo no Instagram ou Facebook e identifiquem @blogdaspice para que eu fique a par das vossas recriações.
Bolo fácil de laranja
- Tempo de Preparação5 min
- Tempo de Cozedura35 min
- Tempo Total40 min
- Quantidade6-8 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Sem Glúten
- Sem Frutos Secos
- Sem Açúcar Refinado
- Sem Lactose
- Vegetariano
Ingredientes
- 125g de farinha de milho
- 125g polvilho doce (ou farinha de araruta ou amido de milho)
- 150g açúcar mascavado integral (escuro)
- 2 c.chá fermento
- 2 laranjas pequenas (doces)*
- 4 ovos M
- 100 ml azeite ou óleo vegetal
- raspa de 1 laranja
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de bolo inglês.
Num liquidificador coloque os ovos, as laranjas descascadas e sem sementes, o óleo e o açúcar e triture tudo até ter uma mistura homogénea.
Entretanto junte as farinhas e fermento numa taça e mexa bem. Adicione os líquidos e a raspa de laranja e envolva bem até incorporar a farinha toda.
Verta a mistura para a forma de bolo e leve ao forno por 35-40 min. (ou até o palito sair limpo.) colocando a forma no centro do forno.
Retire do forno e espere que esfrie ligeiramente antes de desenformar. Sirva.
*Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Não use laranjas muito grandes senão acabará com uma massa aguada.
2 Responses
Excelente receita, já a fiz dezenas de vezes, mas em forma redonda. O aspecto fica igual ao sabor.
Adoro.
Sim dá para fazer noutras formas 😉 Beijinhos