Esta semana trago-lhe a minha receita de limões em conserva, para aproveitar a abundância de limões da época. Fácil de fazer, sem desperdício e capaz de elevar o sabor de qualquer prato!
Há duas alturas do ano em que o meu limoeiro se enche de limões. De tal forma que distribuo até pelos restaurantes da zona porque entre família e amigos não damos vazão. É também nestas alturas que aproveito para fazer a minha receita de limões em conserva (e assim garanto que ficam prontos a tempo do Natal, para oferecer). Porque como em tudo o que é bom, há que saber esperar e no caso das conservas quanto mais tempo melhor.
Para além de ser uma ótima forma de aproveitar os limões integralmente (casca e tudo), o resultado é uma explosão de sabor! Se nunca provou esta iguaria não imagina o que perde!!! Basta uma porção pequenina para elevar o sabor de qualquer prato. Aqui ficam algumas sugestões de como os utilizar:
- Em arroz: branco ou integral, uns pedacinhos destes limões e umas raspas de limão fresco e fazem um arroz de limão sem igual!
- Em húmus: tenho no meu livro um húmus de amêndoa e limão que usa este condimento e o sabor é maravilhoso. Pode usar também na receita de húmus tradicional e prometo que não se arrependerá;
- Em molhos: adoro usar no molho pesto, apenas um pedaço pequenino ou às vezes até só a calda que se forma no frasco. Nem preciso de adicionar sal e fica delicioso;
- Em saladas: uns bocadinhos deste limão bem picados tornam qualquer salada sem graça num prato “uau”;
- Para aromatizar peixe: é raro comermos salmão cá em casa mas quando acontece, uso um pedaço da casca deste limão e corto em fatias bem fininhas, coloco por cima e cozinho-o. Fica divinal!
Esta receita faz parte do meu livro “Da raiz à rama”, é fácil e leva apenas 3 ingredientes, o difícil é esperar até que eles fiquem no ponto! O mínimo são 3 meses mas gosto de os deixar 6 ou mais. Quanto mais tempo mais apurados ficam. Deixo-lhe abaixo a receita para 6 limões mas pode fazer mais ou menos consoante o que tiverem por aí.
Vai saber que estão prontos quando vir que uma calda ligeiramente mais escura se formou e que as cascas estão suaves e amolecidas. Se em alguma altura notar sinais de bolor ou podridão deve descartar e começar novamente. Isto pode acontecer porque o frasco ou limões não estavam bem lavados ou porque a concentração de sal não era suficiente.
Espero que goste e que partilhe comigo em breve os seus limões em conserva, identificando @blogdaspice no facebook ou instagram . Pode ainda ver um vídeo tutorial desta receita aqui.
Limões em conserva
- Tempo de Preparação10 min
- Pronto em3 a 6 meses
- Adequado para dieta
- Sem Glúten
- Sem Frutos Secos
- Sem Açúcar Refinado
- Sem Lactose
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
Ingredientes
- 6-8 limões (previamente lavados)
- Sal marinho grosso q.b
- 2 c. sopa especiarias em grão (usei mostarda, funcho e pimenta mas pode ajustar ao que tiver)
Preparação
Lave e esterilize um frasco onde caibam todos os limões e reserve.
Esprema 2-3 limões e reserve o sumo e as cascas. Parta os restantes limões ao meio e depois em flores, fazendo golpes em cruz mas mantendo intacta a base para que não se separem (veja o vídeo em caso de dúvidas).
De seguida encha-os de sal, de forma generosa e coloque no frasco. Repita até todos estarem no frasco, incluindo as cascas dos limões espremidos. Pressione-os bem para que soltem o sumo e fiquem bem “arrumados”.
Adicione o sumo e as especiarias. Feche, agite e guarde em local fresco, seco e escuro (ex: despensa) pelo menos 3 meses (eu prefiro deixar 6). Após este tempo estão prontos. Mantenha-os em recipiente fechado e sirva sempre com uma colher limpa (veja notas abaixo)*.
*Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Esta conserva, devido ao alto teor de sal, dura anos se bem acondicionada e guardada em local fresco e seco. Caso apareça bolor ou algum sinal de podridão, descarte e comece de novo.