Estes ovinhos de Páscoa são o miminho perfeito para miúdos e graúdos! São vegan, sem glúten e sem açúcar adicionado mas cheios de sabor. Prometo que são sucesso garantido!
No fim de semana vou estar com os meus sobrinhos e comecei a pensar num miminho para lhes oferecer. Nesta altura eles são “bombardeados” com doces até mais não mas pensei em criar algo realmente delicioso, com ingredientes naturais e que ainda assim satisfizesse o desejo de chocolate (que tanto nos imprimem nesta época).
Estes ovinhos Páscoa são feitos com meia dúzia de ingredientes: tâmaras, aveia, cacau, manteiga de amendoim (ou outra que prefira), xarope de ácer ou mel e uma pitada de sal. Pode depois cobri-los com o chocolate da sua preferência, eu usei chocolate preto 70% cacau. Em alternativa pode também deixá-los simples (deixei uns assim para o Henrique porque ele não come chocolate) e ficam deliciosos também.
Espero ainda ir a tempo de fazer parte da sua mesa de Páscoa ou pelo menos dar-lhe uma ideia de presente caseiro para esta ocasião. Para oferecer estes ovinhos, basta colocar em frasquinhos decorados ou caixinhas que tenha e mantê-los no frigorífico até oferecer.
Espero que goste e já sabe, se os fizer partilhe comigo no meu instagram e facebook identificando @blogdaspice .
Ovinhos de Páscoa
- Tempo de Preparação10 min
- Tempo Total20 min
- Quantidade16 ud
- Categoria
- Adequado para dieta
Ingredientes
- 160g de tâmaras medjool
- 3 c. sopa de farinha de aveia
- 2 c. sopa de manteiga de amendoim (ou outra que prefira)
- 3 c. sopa de cacau em pó
- 3 c. sopa de xarope de ácer (ou agáve ou mel)
- pitada de sal marinho
- 100g chocolate preto 70% (ou outro que prefira)
Preparação
Num robot de cozinha ou triturador coloque as tâmaras, farinha de aveia, cacau, manteiga de amendoim, xarope de ácer e pitada de sal. Triture tudo até começar a aglomerar em pequenos pedaços. Pegue uma pequena porção da mistura e aperte. Se ela se mantiver e não desaglomerar está no ponto certo.
De seguida faça pequenas bolinhas com as mãos e dê-lhes um formato oval (semelhante a um ovo) achatando a base para que se mantenham em pé facilmente. Coloque-os numa folha de papel vegetal e repita para o resto da mistura.
Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho maria, até estar completamente líquido.
Com a ajuda de um garfo e colher, mergulhe agora os ovos um a um no chocolate, escorra o excesso e coloque no papel vegetal com a base virada para baixo para que se mantenham em pé. Repita para todos os ovos mantendo-os separados para não se colarem uns aos outros. Leve ao frigorífico por 10-15 min. até o chocolate solidificar e estão prontos.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.