Está de dieta e quer receitas com poucos hidratos de carbono? Aqui está uma: esta massa de curgete com molho de açafrão fácil de fazer, deliciosa e pronta em 15 min. Ahhh e é vegan!
Fiz esta receita de massa de curgete pela primeira vez num almoço de família aqui em casa. Envolvi o molho no esparguete de curgete e houve quem nem se apercebesse que não estava a comer massa!
Resultado: um sucesso que é baixo em calorias.
Normalmente tento cortar nos hidratos de carbono ao jantar. Opto por refeições mais leves tipo saladas, sopas, etc. e esta é uma receita ótima para essas ocasiões.
Já vos contei anteriormente que comprei um espiralizador (vejam aqui), mas podem perfeitamente fazer esta receita utilizando um descascador de legumes e cortando a curgete em tiras bem fininhas. O resultado será o mesmo e o sabor também.
Nesta receita de massa de curgete usei um bocadinho de queijo Parmesão D.O.P ralado na hora, mas é opcional.
Porém se quiserem incluir o queijo, nada de utilizarem esses queijos de pacote pré-ralados ou em pó que estão cheios de tudo menos verdadeiro queijo! Comprem um bom bocado de queijo parmesão e guardem-no no frigorífico, dura semanas!
Posto isto, toca a experimentar e depois contem-me se gostaram e como está correr a dieta 😉
Massa de curgete com molho de açafrão
- Quantidade2 pessoas
Ingredientes
- 2 curgetes médias
- 1 pacote de natas de soja (200ml)
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de café de açafrão em pó
- 1/2 colher de café de caril em pó
- 1/4 colher de café de gindungo (em pó ou pasta)
- 1/4 colher de café de cominhos em pó
- azeite q.b
- flor de sal e pimenta preta a gosto
- queijo parmesão D.O.P ralado – opcional
Preparação
Numa frigideira grande ou wok aloure o alho em azeite em lume médio e adicione de seguida a curgete. Tempere a gosto com sal e pimenta e salteie durante uns 3 a 4 min (ou até estar al dente). Com a ajuda de uma pinça, retire a curgete do wok e coloque numa taça, mas não deite fora a água que ficou no fundo do wok .
Ainda em lume médio, adicione a essa água as natas de soja e os restante ingredientes. Mexa bem e deixe levantar fervura. Prove e tempere a gosto com sal e pimenta. Assim que conseguir um creme aveludado amarelo, retire do fogo.
Sirva a curgete com o molho por cima. Se pretender adicione um pouco de queijo ralado.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.