Estes super raviolis de abóbora são enormes, cremosos, vegan e sem glúten. Uma versão bem menos calórica dos raviolis normais, mas deliciosos!
Não consigo escolher apenas um prato favorito, tenho vários. Mas posso dizer-vos que no top 10, metade devem ser pratos de massa. Se fosse possível subsistir de forma saudável a comer apenas massa com azeite, ou com manteiga, ou por si só, eu seria a candidata ideal. Mas não é.
Uma vida saudável faz-se diversificando e não falo apenas de alimentação. É necessário diversificar também o nosso dia a dia, as nossas actividades, os nossos pensamentos, as nossas experiências.
As rotinas dão jeito e são boas do ponto de vista organizacional, mas há que as quebrar de vez em quando.
Eu canso-me muito facilmente das rotinas e dou por mim a tentar fazer coisas diferentes a meio da semana. Sei que com filhos, família, etc. é mais difícil, mas não é impossível. Por vezes acomodamo-nos porque é mais fácil, dá menos trabalho e acima de tudo porque andamos cansados a maio parte do tempo.
Pois bem, aí é que está a questão. Eu acredito que andamos cansados exatamente porque nos acomodamos. A rotina cansa-nos sem que dêmos conta e é um ciclo vicioso.
Vamos jantar fora a meio da semana, vamos experimentar aquela aula de dança que tanto queremos fazer, vamos por os miúdos nos avós e fazer aquela viagem que vai durar o fim de semana inteiro e que nos vai deixar exaustos. Mas vai ser um cansaço bom. Porque quando regressarmos à rotina vamos sentir-nos rejuvenescidos. Com mais fôlego. Porque vivemos um bocadinho nesse dia, hora ou minutos.
Há fases da vida em que precisamos de quebrar ciclos e para isso é preciso coragem. Já vos aconteceu aparecer-vos a oportunidade perfeita mas no timing errado? Decerto que sim: um novo cargo na altura errada, um novo amor na altura errada… Pergunto-me se na realidade não terá sido no timing certo e a nós é que nos pareceu errado? Só o futuro o dirá. O que não pode faltar é coragem, seja para dizer que sim ou para dizer que não.
Enquanto pensam sobre isto (ou não), experimentem estes super raviolis de abóbora que são muito fáceis de fazer e bem mais light do que os normais. Uma receita diferente para quebrar a rotina e perfeita para aproveitar restos de abóbora assada. Espero que gostem.
Super raviolis de abóbora
- Quantidade4 a 6 raviolis
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 8-12 folhas de papel de arroz (usei redondas)
- 1/2 cup (chávena de chá) de caju cru demolhado (umas horas em água tépida ou 10min em água quente)
- 1 cup (chávena de chá) de abóbora assada em pedaços
- 1 dente de alho assado (ou 1 c. chá de massa de alho)
- 1 colher da café de pimentão doce
- 1/2 cup (chávena de chá) de água quente (mais se necessário)
- flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
- azeite virgem extra q.b
- alecrim ou salva frescos
Preparação
Numa frigideira em lume médio-alto frite o alecrim ou salva até estarem crocantes. Retire as folhas para um papel absorvente e reserve o azeite e as folhas.
Encha um pirex com água quente e mergulhe uma folha de papel de arroz, até estar totalmente submersa (use uma pinça para não se queimar). Bastam 2 ou 3 segundos até esta ficar mole e retire-a para uma tábua. Estenda-a com cuidado na tábua e coloque no centro uma colher de sopa bem cheia da mistura que preparou. Repita o processo com outra folha de papel de arroz e desta vez disponha-a por cima da anterior, para formar o ravioli (deve fazê-lo com alguma rapidez e enquanto a folha está molhada porque assim que seca começa a agarrar-se e dificulta o processo). Pressione em redor do recheio, para evitar que se formem bolhas de ar, e até às bordas para o selar.
Pincele o ravioli por fora com o azeite aromatizado e transfira-o para um prato grande ou travessa (isto irá impedi-lo de secar). Repita para as restantes folhas de arroz e recheio.
No final junte mais um fio de azeite e as ervas crocantes por cima e sirva de imediato.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.