Aveia com espargos e cogumelos salteados

Aveia com espargos e cogumelos salteados - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Já provaram aveia cozida? Se ainda não nem sabem o que andam a perder! Aqui fica uma receita de aveia com espargos e cogumelos salteados. É fácil, deliciosa e vegan, perfeita para almoço ou jantar.

Desde que descobri a aveia em grão que não quero outra coisa. É tão fácil de fazer e tão deliciosa que fiquei rendida e não há semana em que não a cozinhe.

Cá por casa este prato de aveia com espargos já ganhou fãs e estou a colocar aqui esta receita a pedido da minha irmã Rita, que volta e meia me pede para repetir a dose.

Em quase todas as aulas de culinária macrobiótica falamos da importância dos cereais integrais como base de uma alimentação saudável.

É certo que há várias teorias para além da macrobiótica, e muitas vezes são até antagónicas entre elas, por isso torna-se difícil navegarmos entre tanta informação e fazermos as nossas escolhas.

Quando comecei este curso achava que consumia cereais em quantidade e qualidade adequada, mas rapidamente me apercebi que não.

Por um lado estava a comer cereais na sua forma menos natural, ex: farinha, como no pão ou massas, e por outro não os estava a consumir na variedade integral, mais rica em nutrientes.

Comermos arroz branco, cereais fitness, esparguete e pão todos os dias, não significa estarmos a ingerir a dose adequada de cereais integrais. Os cereais mais comuns são sempre os mais sujeitos a modificações genéticas, pesticidas e refinações que lhes retiram todo (ou quase todo) o valor nutricional que deviam incutir no nosso corpo. Por isso costumo dizer até que há certos pães que são feitos com farinhas tão processadas, que na verdade estamos a comer pó!

Há que variar e incluir na nossa dieta outros cereais menos conhecidos, como a espelta, a cevada, o arroz integral, entre muitos outros que existem e faziam parte da dieta dos nossos antepassados.

Porque haveremos de estar sempre a comer o mesmo, se a base de uma dieta saudável é o equilíbrio? Equilíbrio nas quantidades, na confeção e na variedade. E também por isso devemos ingerir estes cereais na sua forma mais pura, em grão.

Se nunca experimentaram aqui fica o primeiro test drive com um cereal integral até bastante conhecido, mas na maioria das vezes consumido apenas em flocos: a aveia. Quando virem como é fácil e delicioso utilizá-la em grão, rapidamente passarão a incluir no vosso dia a dia. Espero que gostem desta receita de aveia com espargos e cogumelos!

Aveia com espargos e cogumelos salteados

Aveia com espargos e cogumelos salteados - Blog da Spice

Ingredientes

Ingredientes

  • 2 chávenas de chá de aveia em grão
  • 4 chávenas de água
  • 1 molho de espargos verdes (250-300g)
  • 200g cogumelos shitake
  • 1 dente de alho picado
  • azeite virgem extra q.b
  • flor de sal a gosto
  • rebentos de beterraba (biovivos) – opcional para decorar

Preparação

1

Lave a aveia e coloque-a num tacho. De seguida adicione a água e leve a lume alto até levantar fervura. Tempere com sal, tape, baixe o lume para o mínimo e deixe cozer durante 40-45 minutos, até toda a água evaporar e a aveia estar al dente. Apague o lume e passe a aveia por água tépida para tirar a goma. Reserve.

2

Entretanto, corte os pés dos espargos, limpe os cogumelos e corte-lhes a ponta do pé. Reserve estes restos para fazer um caldo de legumes por exemplo.  De seguida corte os espargos em bocados grandes e corte os cogumelos em fatias. Reserve.

3

Leve uma frigideira ou wok a lume médio-alto até ficar quente, adicione 1 fio de azeite, o alho picado, os espargos, os cogumelos e tempere com sal a gosto. Salteie-os durante alguns minutos, até os espargos ficarem bem verdes e os cogumelos brilhantes. Com um garfo teste a consistência que deseja (se gostar al dente bastarão 5-7 minutos, se gostar dos legumes mais moles deixe mais uns minutos). Prove, ajuste os temperos e reserve.

4

Envolva a aveia no tacho com os legumes salteados e transfira de seguida para um prato ou travessa pequena. Disponha por cima os rebentos de beterraba e um fio de azeite. Sirva.

Nota: use ingredientes de origem biológica.

 
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes