Barritas de cereais e chocolate preto

Barritas de cereais com chocolate preto
English English Portuguese Portuguese

Se quer um snack saudável mas com um nadinha de chocolate esta receita é para si. Estas barritas de cereais e chocolate preto são fáceis de fazer, pode adaptar ao que tiver em casa e são deliciosas!

Faz hoje 22 dias desde que iniciámos o isolamento. Há 22 dias que não saio de casa para absolutamente nada: nem supermercado (o Pedro é que tem ido e os frescos recebemos em casa), nem exercício físico (tenho feito e dado aulas online), nem visitas à família (usamos o telefone e a video-chamada), nem sequer consultas com o Henrique (tínhamos duas e já conseguimos passar para video-consulta).

Se há coisa que esta situação nos tem ensinado é a sermos todos mais auto-suficientes. A lavar a nossa própria roupa, loiça, casa, a fazer a nossa própria comida, a tratar dos nossos e de nós mesmos. Tarefas que muitas vezes delegamos ou pagamos a alguém que faça por nós e vamos esquecendo de como se fazem e como custam a fazer no dia a dia… Muitas vezes achamos até que pagamos de mais por elas: por comida feita, pela empregada doméstica, pela escola, pela lavandaria, etc. Mas e agora que somos nós? Agora que percebemos o que custa fazer estas coisas dias a fio? Será que vamos continuar a achar o mesmo? Ou será que vamos passar a encarar estas tarefas de uma outra forma? Perceber a sua real importância e o quão terapêuticas podem ser? Quero acreditar que para alguns isto acontecerá.

E quanto a cozinhar? Será que vamos passar a dar a esta tarefa a importância devida depois de tudo isto? Porque saber cozinhar é, na minha perspetiva, quase tão necessário como saber respirar. Cozinhar pode e deve ser um refúgio, uma terapia a que nos devemos dedicar. Sabermos alimentar-nos e alimentar quem de nós depende é fulcral e demasiado importante para o colocarmos nas mãos de alguém que não tem rosto, que não conhecemos, que não nos conhece, que cozinha para nós como cozinha para outras mil pessoas. E cozinhar não pode (não deve) ser nada disso, deve ser tão pessoal como um abraço.

Para aqueles dias em que vos apetece algo doce, aqui fica esta sugestão bem fácil de fazer e deliciosa. Vejam no final a nota sobre as possíveis substituições e já sabem, se as fizerem partilhem comigo o resultado no Instagram ou Facebook identificando @blogdaspice.

Podem ainda ver aqui outra sugestão de barras de cereais e sementes.

Barritas de cereais e chocolate preto

Barritas de cereais com chocolate preto
  • Tempo de Preparação10 min
  • Tempo de Cozedura15 min
  • Tempo Total25 min

Ingredientes

    • 100g tâmaras medjool*
    • 50g mix de arandos e ameixas secos*
    • 50g coco ralado
    • 50g sementes de girassol*
    • 100g flocos de aveia*
    • pitada de sal marinho
    • pitada de canela e baunilha (opcional)
    • 50g chocolate preto (70% cacau)
    • 50g avelãs torradas partidas em pedaços (opcional)*

Preparação

1

Forre um tabuleiro pequeno de brownies com papel vegetal e reserve.

2

Triture todos os ingredientes (exceto chocolate) num triturador ou robot de cozinha até conseguir uma mistura pegajosa (aperte entre os dedos e veja se mantém a forma, caso esfarele adicione 1 a 2 c. sopa de água e volte a triturar até conseguir essa consistência).

3

Passe a mistura para a forma e espalhe bem com as mãos ou  espátula até que ocupe toda a forma. Leve ao frigorífico por uma hora (ou mais) para que solidifique ou coloque 15 min. no congelador.

4

Entretanto derreta o chocolate em banho maria e assim que retirar o tabuleiro do frio espalhe-o por cima de forma a cobrir totalmente a base. Adicione de seguida as avelãs por cima e leve novamente ao frigorífico por mais 10 min ou até o chocolate solidificar.

5

Depois disso retire da forma, corte em pedaços e sirva ou guarde em recipiente hermético e local fresco e seco.

Nota: use de preferência ingredientes biológicos.

*Substituições: se não tiver tâmaras medjool use outras que tenha; use passas ou outros frutos secos à escolha em vez dos arandos e ameixas; use flocos de qualquer outro cereal em vez de aveia; use sementes de abóbora ou outras que prefira em vez das de girassol, use outro fruto seco à escolha em vez de avelãs ou omita-as por completo.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes