Este post é sobre comida de conforto. Aquela comida de inverno, perfeita para os dias de frio e para se partilhar em família, com quem mais gostamos. Desfrutem desta receita de batata-doce com molho de caju e paprika: é vegan e sem glúten.
Quando vivemos algum tempo num país quente, como é o caso de Angola, em que na capital as temperaturas variam entre os vinte e poucos e trinta e muitos, por vezes sentimos falta do frio.
Especialmente quando estamos constantemente a ser bombardeados com fotos, vídeos, posts e anúncios de campanhas de inverno, roupas grossas, bebidas quentes, casas aconchegantes, you name it.
Mas como diz o ditado, nada melhor do que não ter as coisas para lhes dar valor. Enquanto estive em Portugal não havia inverno que não me queixasse. Agora estou no calor e fazem-me falta alguns dias de inverno (reparem que disse “alguns dias” e não 6 meses de inverno!).
Por isso nesta minha última visita, aproveitei ao máximo para fazer todos aqueles clichés dessa estação: bebi chá quentinho, comi castanhas assadas na rua, calcei botas, gorros, casacos de inverno e cachecóis. Só não comi pipocas a ver um filme enquanto chovia porque não choveu…
E claro não podia faltar a comida de conforto que sabe tão bem neste tempo. Numa das minhas muitas idas aos mercados e supermercados vi umas batatas-doce laranja por dentro (absolutamente lindas) e como é óbvio não me abstive de as comprar. O resultado é este que está aqui: batata-doce com molho de caju e paprika. Delicioso, reconfortante e muito fácil de fazer.
Querem experimentar esta receita de batata-doce com molho de caju e paprika?
Batata-doce com molho de caju e paprika
- Quantidade4 pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 4 batatas doce (escolhi as mais rechonchudas)
- 100g de cajus crus (demolhados em água quente pelo menos 2 horas)
- 1 alho grande inteiro
- 1/2 colher de café de cominhos
- 1 colher de chá e paprika
- 1/4 colher de café de gindungo moído (opcional)
- 1/2 colher de café de noz moscada
- Flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
- Azeite virgem extra q.b.
Preparação
Ligue o forno a 180ºC.
Retire as folhas mais velhas do alho com as mãos. Com uma faca corte a parte de cima do alho, de forma a expor ligeiramente o interior dos dentes de alho. Coloque o alho em papel de alumínio, deite um fio de azeite por cima e embrulhe-o. Leve ao forno durante 30-40 min.
Entretanto, lave bem as batatas e faça um golpe horizontal e fundo no centro de cada uma (com cuidado para não as partir ao meio). Coloque-as num tabuleiro, regue com um fio fino de azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve ao forno e asse-as até ficarem macias (30-40 min dependendo da potência de cada aparelho).
Aproveite esse tempo para escorrer os cajus, reservando 1/2 copo da sua água. Coloque num robot de cozinha ou liquidificador os cajus e restantes condimentos e junte a água. Triture tudo até conseguir um molho cremoso. Assim que o alho estiver assado, esprema-o para o molho de caju e volte a triturar tudo. Prove e ajuste os temperos: sal, pimenta, paprika e gindungo. Se a mistura estiver muito espessa junte-lhe um pouco de água. Volte a triturar tudo e reserve.
Retire as batatas do forno assim que estiverem assadas e coloque o molho de forma a preencher o centro e cobrir o topo da batata. Se quiser decore com algumas folhas verdes como salsa, coentros, manjericão ou cebolinho. Sirva.