Bolo de chocolate sem forno

English English Portuguese Portuguese

Um bolo de chocolate vegan e que se faz sem forno! Só precisa de uma panela, uma forma, um fogão e meia dúzia de ingredientes. Ora espreite aqui a receita 😉

Aqui há uns dias meses li um post da Catarina Barreiros no IG que falava sobre sustentabilidade na cozinha e como deveríamos reduzir ao máximo o uso do  forno. Fiquei a pensar que de facto no que diz aos eletrodomésticos e seu consumo ainda tenho bastante a melhorar porque não só tenho uma arca vertical cheia de comida (porque congelo tudo e mais alguma coisa para evitar que se estrague) como uso imensas vezes o forno (e quando digo imensas é mesmo imensas, ex: em 5 dias sou capaz de ligar o forno 3). 

Claro que o meu âmbito profissional assim obriga, ora para testar receitas ora para cozinhar para fora, etc. e tento sempre aproveitar o forno para várias coisas ao mesmo tempo: assar legumes, torrar frutos secos, fazer bolachas por exemplo. Mas muitas vezes acontece-me recorrer ao forno como uma “muleta”. Há receitas que poderia fazer no fogão mas é mais prático usar o forno porque sujo menos loiça, porque ponho a assar e dedico-me a outras coisas, enfim, várias razões me levam a isso e o gasto de energia sucede.

Pus-me a pensar que uma das coisas que me leva a ligar o forno “desnecessariamente” é quando me apetece um bolo (um bolo a sério e não daqueles de caneca que desses não sou fã). E como vem aí o tempo frio que pede bolos quentinhos e saborosos, decidi dar a volta ao tema e tentar criar uma receita que não precise de forno. Após algumas tentativas aqui está ela!

Deixo-lhe ainda algumas notas prévias antes de começar:

  • use uma panela grande o suficiente para a forma caber no centro desta sem tocar nas extremidades da panela (imagem abaixo);
  • a panela deve vedar bem, queremos conservar o calor dentro da panela sem fugas. Use uma panela de ferro ou até a de pressão (sem a pressão claro);
  • vai precisar de algo para evitar que a forma toque no fundo e queime a base do bolo. Use uma forma de queque/tarte de metal ou faça uma base amachucando papel de alumínio (imagem abaixo – usei uma mini forma de tarte).

Espero que goste e não se esqueça de partilhar comigo no Instagram ou Facebook  e identificar @blogdaspice para que eu fique a par das suas recriações.

Bolo de chocolate sem forno

  • Tempo de Preparação5 min
  • Tempo de Cozedura30 min
  • Tempo Total35 min
  • Quantidade6-8 pessoas

Ingredientes

  • 1+ 1/4 cup farinha de espelta branca (ou trigo)
  • 1/4 cup cacau cru em pó (mais para untar)
  • 1/2 cup água a ferver
  • 1/3 cup azeite virgem (mais para untar)
  • 1/2 cup iogurte vegetal ou outro (sem sabor ou açúcar)
  • 1/2 cup açúcar integral mascavado (aquele bem escuro)
  • 1 c. café baunilha (em pó ou extrato)
  • 1  c. chá fermento
  • 1/2 c. chá bicarbonato e sódio

Preparação

1

Unte uma forma de bolo de 15 cm com azeite e polvilhe com cacau. Reserve. Coloque no centro da panela que vai utilizar (veja as notas prévias no post acima*) uma forma de queque/tarte de metal virada para baixo. Tape e pré-aqueça em lume alto no bico pequeno do seu fogão. 

2

Entretanto numa taça média junte o cacau, baunilha, água e açúcar e mexa bem. Reserve. Noutra taça à parte junte os ingredientes secos e misture bem. Adicione de seguida aos secos o azeite, iogurte, mistura de cacau e envolva tudo até ter uma massa uniforme.

3

Transfira a massa para a forma e espalhe uniformemente. Destape a panela e coloque a forma do bolo no centro da panela, em cima da forma de queque/ tarte (use luvas para não se queimar). De seguida tape, baixe o lume para o mínimo e deixe cozer 30 min. sem abrir a panela. Faça o teste do palito ao final de 25 min e ajuste o tempo se necessário.

4

Apague o lume, destape e deixe esfriar ligeiramente antes de retirar da panela. Aguarde uns 15-20 min. e desenforme. Sirva.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Pode juntar 1/4 cup de chocolate em pedaços, frutos secos ou até passas se gostar.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes