Doce de dióspiro com 3 ingredientes

Doce de dióspiro com 3 ingredientes - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese
 

Um doce de dióspiro feito em 5 minutos, sem açúcar refinado e que leva apenas 3 ingredientes. Estão curiosos(as)? Então aqui fica!

Há umas semanas atrás comecei uma parceria com o a Academia às 9, da querida Sofia Castro Fernandes do Às 9 no meu blog. Em conjunto com a minha amiga Sara da Silva preparamos refeições deliciosas e cheias de carinho que complementam na perfeição as sessões se coaching da Sofia.

O menu é sempre da estação e, como já vem sendo hábito, aproveito o melhor que a Natureza nos dá porque acredito plenamente que ela o faz por uma razão (nada na Natureza é por acaso). Para o último brunch fiz um doce de dióspiro, aproveitando a generosidade do meu dióspireiro que nesta altura se veste de vermelho e me transborda de dióspiros maduros e doces.  Esse doce serviu de topping ao um pudim de chia, e qual não foi o meu espanto quanto no final do brunch um dos participantes me pediu se podia levar para casa o resto do doce! Eu acedi e fico sempre imensamente feliz quando vejo a satisfação na cara de alguém depois de provar algo que eu fiz. Mas complementei dizendo que o doce consistia apenas em triturar dióspiros com uma pitada de canela…Os olhares incrédulos de 10 pessoas que repetiram quase em uníssono “só isso? mas não leva mais nada?” obrigaram-me a responder que a real diferença está na matéria-prima, ou seja, na qualidade da fruta. Os meus dióspiros são 100% naturais e biológicos, a árvore é regada apenas com a água da chuva e não há adubos ou outros incentivos químicos. É fruta pura, real e genuína, que não se encontra em supermercados.

Tudo isto deixou-me a pensar que hoje em dia a maioria das pessoas já não sabe o sabor real da fruta. Como é suposto saber, cheirar, como deve ser a sua textura e aspeto. Os meus dióspiros não são os mais bonitos, como vêem na foto têm várias “cicatrizes” mas, tal como nas pessoas, isso torna-os únicos no seu interior e no seu sabor.

Deixo-vos por isso um apelo: sejam exigentes na fruta e legumes que compram, faz toda a diferença no sabor e nos nutrientes que consumimos.

Espero que gostem e já sabem, partilhem comigo as vossas recriações no facebook e instagram!

Doce de dióspiro com 3 ingredientes

  • Tempo de Preparação5 min
  • Quantidade1 frasco pequeno

Ingredientes

  • 3 dióspiros gelatinosos e muito maduros
  • 1/2 c. café canela em pó
  • 1/2 c. sopa de xarope de ácer ou outro adoçante líquido (mel, geleia de arroz, etc.)*
  • Água q.b (se necessário)

Preparação

1

Abra os dióspiros ao meio e com uma colher raspe a polpa para dentro de um liquidificador. Adicione a canela e xarope de ácer (opcional) e triture tudo até ficar cremoso. Prove, ajuste os temperos e adicione água se necessário para acertar a consistência pretendida.

2

Transfira para um frasco ou recipiente hermético e guarde no frigorífico até 1 semana. Pode também congelar em sacos próprios e descongelar umas 4h antes de utilizar. Neste caso é possível que tenha que voltar a triturar depois de descongelado para conseguir novamente uma textura cremosa.

Nota: use de preferência ingredientes biológicos.

* Como os meus dióspiros são extremamente doces eu não utilizo qualquer adoçante, mas coloquei na receita pois acredito que a grande maioria não é assim tão doce e o xarope de ácer combina perfeitamente com o dióspiro para um sabor de outono.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes