Empanadas de cogumelos e alho francês

Empanadas de cogumelos e alho francês - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Estas empanadas de cogumelos e alho francês são deliciosas e muito fáceis de fazer. Uma massa ligeiramente crocante e um recheio bem cremoso. Perfeitas para ter no congelador e fazer um jantar rápido naqueles dias em que o tempo é escasso.

Já andava há uns tempos a tentar criar uma receita de empanadas de cogumelos porque é daquelas soluções rápidas de que gosto bastante. A mais comum é a empanada de atum, mas este recheio não fica em nada atrás dessas de compra (muito pelo contrário).

Nas empanadas de compra é muitas vezes utilizada gordura refinada (margarina, gordura de palma, etc.), que para além de ser prejudicial ao nosso corpo tem sido devastadora para o ambiente (a gordura de palma é responsável pelo desmatamento de vários km de florestas em países em desenvolvimento para a sua produção intensiva). Mas nestas empanadas usei azeite virgem e farinha integral, conferindo-lhe assim boas gorduras e uma boa quantidade de fibra, tão benéfica ao nosso intestino.

Para o recheio optei por cogumelos marrom, alho francês e cebola roxa, mas o “toque de mestre” é o vinagre balsâmico que equilibra o ácido e o doce de forma deliciosa.

Estas empanadas são perfeitas para congelar e usar num daqueles dias em que não temos tempo ou paciência para dedicar à cozinha, mas ainda assim não queremos descurar a nossa alimentação. A minha sugestão é que as acompanhem com um arroz cremoso ou malandrinho. E aqui entre nós, dobrem a receita se as fizerem porque depois de provarem vão querer sem dúvida repetir a dose!

Não se esqueçam de partilha comigo as vossas recriações no no Facebook ou Instagram.

Empanadas de cogumelos e alho francês

Ingredientes

Para a massa

  • 2 cups de farinha de espelta integral (ou farinha de trigo integral)
  • 1/4 cup azeite virgem extra
  • 1/2 cup de água
  • sal marinho e pimenta preta a gosto

Para o recheio

  • 180g cogumelos marrom
  • 80g alho francês
  • 1 cebola roxa pequena
  • 2/3 cup de leite vegetal
  • 2. c. sopa vinagre balsâmico
  • 1 c. chá farinha araruta (ou amido de milho)
  • azeite virgem extra q.b
  • sal marinho e pimenta preta a gosto

Preparação

1

Comece por laminar os cogumelos, o alho francês e cortar a cebola em meias luas. Numa taça coloque o leite e a farinha de araruta e mexa bem. Reserve.

2

Use uma frigideira ou tacho anti-aderente sob lume médio-alto e adicione um fio de azeite. Coloque a cebola e salteie uns minutos até ficar suave. Adicione o vinagre balsâmico, os cogumelos e o alho francês, o sal e a pimenta a gosto e salteie cerca de 7-10 minutos ou até ficarem tenros. Prove e ajuste os temperos. Reduza o lume para médio e adicione a mistura do leite, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, tape e deixe arrefecer por completo.

3

Entretanto, forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e prepare a massa misturando numa taça a farinha e o azeite. Quando tiver uma textura de areia molhada adicione a água, passe farinha nas mãos e amasse ligeiramente até conseguir formar uma bola (não amasse demasiado senão ativa o glúten da massa e ficará demasiado rija). Unte uma bancada com farinha, transfira a massa para a bancada e corte em 4 porções iguais. Estenda uma das partes mantendo alguma espessura na massa (diria 2-4 milímetros) para que esta depois não rasgue com o recheio. Use uma taça para cortar um círculo e transfira-o para o tabuleiro. Repita para a restante mistura (deve dar cerca de 8 empanadas).

4

Recheie agora a massa colocando 2-3 c. sopa do recheio no centro do círculo e dobrando-o de seguida ao meio. Use um garfo para selar a extremidade e impedir que o recheio saia. Repita para as restantes. Por fim pincele com azeite por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 12-16 min ou até ficarem douradas. Em alternativa coloque em sacos de congelação e congele no congelador (neste caso pincele com azeite só quando as for utilizar).

* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.


Lista de Ingredientes

  • Farinha de espelta integral – A granel na Maria Granel, no Aldi ou zona bio dos hipermercados;
  • Frescos – Em mercados e supermercados biológicos;
  • Leite vegetal – Feito em casa ou na zona bio dos super/hipermercados;
  • Farinha de araruta (ou amido de milho) – A granel na Maria Granel ou zona bio dos hipermercados;
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes