Gostam de fettuccine? E de molho Alfredo, cheio de natas e queijo? Então vão adorar a minha receita de fettuccine de cenoura e molho Alfreda. Muito mais light e super cremoso!
Como já vos comentei, eu adoro massa. O problema é que a massa não gosta de mim… Ou melhor, não me faz bem nas quantidades que eu gostaria de a ingerir! Em doses moderadas é ótima (como quase tudo).
Por isso, volta e meia penso em formas de satisfazer os meus desejos de pratadas de massa cheias de natas e afins. Foi num desses dias que resolvi criar esta receita de fettuccine de cenoura com molho “Alfreda” (não, não é gralha, é mesmo Alfreda porque é uma versão minha e eu decidi que esta é feminina). Muito mais leve que a original, mas sem perder a textura cremosa que é tão típica da chamada comfort food.
E a textura cremosa neste caso não se consegue com natas, mas sim com……caju! Sim, o fruto seco, demolhado e triturado para resultar neste molho branco fantástico e delicioso.
Estão convencidos? Contem-me se gostaram deste fettuccine de cenoura!
Fettuccine de cenoura com molho Alfreda
Ingredientes
- 3 cenouras grandes (de preferência biológicas)
- 100g caju (demolhado em água quente durante 2h pelo menos)
- 1 dente de alho
- 1/4 limão (sumo)
- 1 colher de café de tahini (manteiga de sésamo – opcional)
- 10 colheres de sopa de água + 1 (ou mais se necessário)
- 1 colher de sopa de azeite virgem
- sal e pimenta q.b
- Coentros ou manjericão (para decorar)
- Queijo parmesão D.O.P (ralado na hora – opcional)
Preparação
Coloque num liquidificador* ou robot de cozinha o caju escorrido, o alho, o tahini, o sumo de limão e a água. Triture tudo até ficar com uma pasta com a consistência de natas. A quantidade de água pode ser afinada consoante a sua preferência: mais água= molho mais líquido; menos água=molho mais espesso (eu gosto mais espesso como se vê na foto). Tempere por fim com sal e pimenta a gosto e adicione o azeite, triturando uma última vez para envolver tudo.
Numa frigideira ou wok, em lume médio, coloque o fettuccine de cenoura com 1 colher de sopa de água e tempere também com sal e pimenta. Mexa ocasionalmente até a cenoura ficar al dente (não deixe que fique demasiado mole). Se vir que está a ficar demasiado seco, junte mais 1 colher de sopa de água e mexa.
Por último, junte o molho ao fettuccine de cenoura e envolva tudo. Sirva e decore com folhas de coentros ou manjericão. No caso de não ser vegan pode sempre ralar um pouco de queijo parmesão D.O.P para tornar a receita ainda mais decadente!
*Se utilizar um liquidificador este processo é mais demorado, porque terá que raspar várias vezes a mistura que se acumula das paredes do recipiente e continuar a triturar até conseguir a consistência cremosa, mas não desista!
0 Responses
I like It very much!!!
Estou ansiosa para provar….
Depois conte-me se gostou 🙂