Focaccia preguiçosa

Foccacia fácil
English English Portuguese Portuguese

Esta receita de focaccia preguiçosa é talvez das favoritas cá de casa nos últimos tempos. Não precisa de amassar, pode ajustar os sabores ao que tiver por casa e é absolutamente deliciosa!

Nas últimas semanas partilhei no meu Instagram as fotos da minha focaccia e muitos foram os pedidos para eu partilhar a receita. Se nunca ouviu falar desta iguaria italiana, é um género de um pão, mais fino e que se faz num pirex ou tabuleiro. Tem formato quadrado ou retangular, é crocante por fora e mais fofo e húmido no interior do que o pão normal.

Além disso pode ter diversos sabores, a focaccia tradicional tem apenas sal, azeite e alecrim, mas esta que vê na foto é das minhas favoritas: cebola roxa, tomate cherry, alecrim e até pedaços de queijo feta esfarelado. Uma das coisas que mais gosto nas focaccias é que são altamente versáteis, logo pode ajustar sempre ao que tiver por casa. 

A parte mais “chata” da maioria das receitas de focaccia é o tempo de repouso, que vai de 8-12h (ou até mais) e depois mais umas quantas após  amassar. 

Nesta receita consegui reduzir o tempo de repouso para apenas um e nem vai precisar de amassar, bastará juntar os ingredientes e ir dormir (sim leu bem, dormir). Não há como encurtar o tempo de fermentação, ele é que nos dá o toque fofinho que tanto gostamos no pão, mas já que temos que esperar, que a espera aconteça enquanto dormirmos. Por isso a minha solução é simples: junte os ingredientes à noite, durma e no dia seguinte, à hora que bem entender, coza e sirva a sua focaccia. 

É verdade que para isso vai precisar de um bocadinho de antecipação, mas prometo que vai valer a pena. Espero que goste e não se esqueça de partilhar comigo no Instagram ou Facebook  e identificar @blogdaspice para que eu fique a par das suas recriações.p

Focaccia preguiçosa

Foccacia fácil
  • Tempo de Preparação10 min
  • Tempo de Cozedura30 min
  • Tempo Total40 min
  • Pronto em8h40 (8h+ repouso)
  • Quantidade4-6 pessoas

Ingredientes

Para a massa

  • 500g farinha de espelta branca
  • 2 c.chá sal marinho (fino)
  • 400 ml água morna 
  • 2 c.chá fermento de padeiro (levedura seca)
  • 1 c. chá mel (ou outro adoçante)
  • azeite virgem extra q.b.

Toppings

  • 6-8 tomates cherry maduros
  • 1/2 cebola roxa 
  • 2 ramos de alecrim fresco
  • pitada de sal marinho

Preparação

1

Numa taça junte a farinha, o sal e mexa bem. Reserve.

2

Noutra taça adicione a água morna, o fermento e o adoçante. Mexa tudo até formar bolhas. Verta sobre a farinha e envolva com uma espátula até incorporar toda a farinha. Regue com um fio de azeite, tape com um pano e coloque no forno (desligado) durante a noite (entre 8 a 12 horas*).

3

Após este período a massa deve ter quase triplicado de volume e devem ser visíveis várias bolhas da fermentação. Unte um pirex ou tabuleiro alto com azeite (seja generosa no azeite para evitar que a massa cole) e transfira a massa para o mesmo. Unte os dedos também com azeite, de seguida espalhe a masse para que ocupe todo o pirex, se necessário enterre os dedos na massa para criar pequenas covas.

4

 Ligue o forno a 200ºC e enquanto ele aquece coloque o tabuleiro lá dentro para que a massa fermente uma última vez. Entretanto corte a cebola em fatias finas, os tomates em quartos e lave o alecrim.

5

Retire a massa do forno após 10 min., coloque os toppings, regue com um fio de azeite e polvilhe com sal. Leve ao forno por 40-45 min. (pode ser mais mais dependendo do forno) ou até a foccacia estar dourada por fora e bem cozida por dentro (faça o teste do palito).

6

Retire do forno e sirva de imediato. Pode ainda congelar as sobras em recipiente próprio, já que esta iguaria deve ser consumida logo após a confeção.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos. 

*Se por alguma razão não puder usar de imediato a massa após as 8h-12h de fermentação, coloque no frigorífico (tapada) e utilize-a assim que conseguir.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes