Hummus de batata-doce, como pode não resultar certo? É cremoso, delicioso e perfeito como entrada para uma festa ou snack para meio da tarde. Se nunca experimentaram é desta que se aventuram!
Sei que tenho estado um pouco mais ausente do que o habitual mas estas semanas têm sido muito intensas. Entre workshops, aulas, fotografias e muitos projetos que se avizinham, tem sido impossível arranjar tempo para colocar as receitas em dia aqui no blog. Mas posso desvendar-vos um bocadinho do que ando a preparar, querem?
Ora bem, a primeira novidade é que muito em breve vou colaborar com o Talanti . O Talanti é um projeto que nasce para revolucionar a forma como damos presentes e eu não podia estar mais contente por me associar a esta iniciativa. Numa sociedade em que quase tudo o que oferecermos é comprado e despersonalizado, o Talanti vem mudar isso. Conseguimos fazer prendas à medida, com significado, sejam elas um retrato de alguém pintado por um artista, uma banda desenhada customizada, um vídeo com uma história de amor, entre muitos outros presentes artísticos, entre eles a culinária claro! Prometo em breve dar-vos mais informação sobre a minha participação no projeto, mas para já espreitem o site que vale a pena.
E com tanto a acontecer na minha vida ainda consigo tempo para receber cá em casa alguma família e amigos (não me perguntem como que também não sei…)! E esta receita tem sido um mega sucesso nos últimos almoços. Como é fácil de fazer decidi partilhar convosco porque está a chegar o bom tempo (não sei quando mas tenho fé que esta chuva pare) e começam-nos a apetecer coisas mais frescas.
Em jeito de despedida deixo apenas uma nota que nada tem a ver com receitas: como sabem entrou em vigor a nova política de proteção de dados e eu, apesar de ter o site alojado numa plataforma que está de acordo com essa política, ainda estou a tentar perceber quais os impactos disso para mim e para vocês que recebem as minhas comunicações. Em última instância terei que vos enviar um e-mail para que dêem de novo o vosso consentimento expresso em como querem continuar a receber as minhas receitas, e-newsletters, etc. ok? Sei que é chato, mas não deixem de o ler e responder porque adoro ter-vos desse lado! 🙂
Aqui fica então a receita do hummus de batata doce e já sabem, partilhem, comentem e mostrem-me os vosso remakes que adoro ver.
Hummus de batata-doce
Ingredientes
Ingredientes
- 1 cup (chávena de chá) de batata doce laranja assada (sem pele)*
- 2 cups (chávenas de chá) de grão de bico cozido
- 1 colher de café de gengibre fresco ralado
- sumo de 1/2 limão
- 1 c. chá de folhas de tomilho frescas (opcional)
- 1 pitada de cominhos moídos (opcional)
- 1 fio de azeite
- sal marinho e pimenta preta em moinho a gosto
- 1 a 3 colheres de sopa de água (apenas se necessário)
- flores comestíveis e sementes de sésamo pretas (opcional – para decorar)
Preparação
Transfira a mistura para uma taça e enfeite com sementes de sésamo, fio de azeite, flores e mais tomilho ou outra erva que prefira. Sirva ou guarde no frigorífico em recipiente hermético. Consuma no prazo de 1 semana.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos.
*Usei batata-doce laranja porque é a mais cremosa mas pode utilizar outras. Basta partir ao meio e assar cerca de 20 min (ou até ficar suave) a 180º com um fio de azeite e sal marinho. Depois disso pode raspar o interior e utilizar no hummus.