Se gostam de beterraba vão adorar este molho. Ótimo para acompanhar tostas, sandes, vegetais ou até pratos de carne ou peixe. Muito fácil de fazer e com opção vegan ou sem lactose.
Há alimentos que me chamam a atenção pela cor mais do que pelo sabor. A beterraba é um caso desses para mim. Não sou a maior fã do sabor, mas tenho que dar a mão à palmatória no que toca ao efeito visual que cria nos pratos, porque é deslumbrante.
Num destes dias resolvi fazer experiências com beterraba e saiu este molho de beterraba cremoso e rosa shock, que quase parece uma daquelas coberturas de cupcakes, carregada de corantes. Mas não é.
É cem por cento natural e cem por cento mérito da mãe natureza (vá e um bocadinho meu por ter juntado os ingredientes).
A receita que vos deixo aqui supõe beterraba assada e isto leva um bocadinho de tempo. Em alternativa podem cozê-la, porém terão que a escoar e secar muito bem senão o molho ficará aguado.
Se o tempo não for um factor determinante, sugiro mesmo que a assem porque acentua o sabor de uma forma luxuriosa.
Fiz este molho para acompanhar as minhas tostas de pão árabe, porém usei vegetais salteados em vez do tomate e abacate. Ficaram deliciosas! Se experimentarem este molho de beterraba contem-me se gostaram 😉
Molho cremoso de beterraba
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 1 beterraba
- 1 iogurte grego natural (ou iogurte de soja ou coco para versão vegan ou sem lactose)
- 1 fio de azeite virgem extra (mais se necessário)
- 1 colher sobremesa de vinagre balsâmico
- 1/2 colher café piri piri
- 4 a 5 folhas de hortelã fresca
- 1/4 colher café cominhos
- 1/4 colher café gengibre em pó
- 1 dente de alho
- Flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
Preparação
Corte a base e topo da beterraba para eliminar a rama e raiz, caso existam. De seguida corte-a em quartos e disponha-a num tabuleiro de forno, sob uma folha de papel vegetal. Adicione por cima um fio de azeite, sal e pimenta preta em moinho a gosto. Leve ao forno cerca de 50 minutos a 180º ou até a beterraba estar macia. Sugiro que vá espreitando de 20 em 20 minutos e espetando um garfo para verificar a consistência. Retire e deixe esfriar.
Retire a casca da beterraba e coloque-a num robot de cozinha ou liquidificador. Adicione os restantes ingredientes e triture tudo até conseguir um molho cremoso e aveludado, sem grumos. Prove e ajuste o sal, pimenta e azeite, se necessário, e volte a triturar. Transfira para uma taça, decore com folhas de hortelã e sirva.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.