Molho vermelho sem tomate

English English Portuguese Portuguese

Este molho vermelho sem tomate é talvez dos mais fáceis de fazer e perfeito para o inverno, porque tomate é coisa de verão!

Eu sei, eu sei, estamos acostumados a usar tomate (em especial polpa de tomate) o ano inteiro. E eu também estava, até começar a estar mais atenta aos produtos da estação e, mais do que isso, até ganhar consciência do que estes fazem pela nossa saúde. Em workshops, conversas, palestras, etc. repito sempre uma frase em que acredito muito: A Natureza sabe o que faz. Ela é de facto sábia em todos os seus equilíbrios e por alguma razão nos dá tomates e melões no verão e abóboras e frutos secos no inverno.

Além disso, o esforço a que obrigamos a Natureza para termos certas frutas e legumes o ano todo é completamente surreal e, claro, quando Ela não responde da forma que pretendemos lá temos nós que tomar medidas extraordinárias como adubos XPTO’s, estufas e afins para termos os belos dos tomates no inverno.

Claro que há formas menos impactantes de consumir tomate no inverno, o caso das polpas, conservas e afins que usam o excedente de tomate do verão. Eu também as tenho e uso ocasionalmente. Porém, a verdade é que ele não vai ajudar o nosso corpo em nada para fazer face às estações do ano mais frias (muito pelo contrário). Por isso que tal eu apresentar-lhe aqui uma alternativa ao belo do molho de tomate para usar nos meses frios? 

Este molho que vê na foto é nada mais nada menos do que um molho feito de beterraba e cenoura, ambos ótimos legumes de inverno e que tanto nos nutrem e ajudam nesta época. Aviso: óbvio que não sabe a molho de tomate!  Mas até arranjei maneira de lhe dar um ligeiro toque ácido que o faz parecer. É perfeito para refogados, estufados, assados, base de molho para massas e pizzas e recheios de pastéis, enfim uma infinidade de utilizações que prometo que vai adorar. 

Espero que goste e já sabe, partilhe comigo os resultados no facebook e instagram identificando @blogdaspice .

Molho vermelho sem tomate

  • Tempo de Preparação5 min
  • Tempo de Cozedura40 min
  • Tempo Total45 min
  • Quantidade1 garrafa pequena

Ingredientes

  • 150g cenouras (2 a 3 médias)
  • 100g beterraba (1 média)
  • 2c. chá vinagre de sidra (pode usar também balsâmico ou outro que prefira)
  • água q.b.
  • 1 fio de azeite virgem
  • sal marinho a gosto
  • pimenta a gosto

Preparação

1

Descaque as cenouras e beterrabas e coza-as numa panela a em água abundante durante 40-50 min. ou até macias. Escorra e reserve.

2

Triture a beterraba e cenouras num processador ou com a varinha mágica e vá adicionando água ou caldo de legumes até conseguir um consistência semelhante ao molho de tomate. Adicione sal, um fio de azeite, pimenta e o vinagre e volte a triturar.

3

Prove e ajuste os temperos, volte  triturar. Transfira para frascos, tape e guarde no frigorífico até 4 dias ou congele.

* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes