Muffins de limão com chantilly de coco

Muffins de limão com chantilly de coco - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese
Estes muffins de limão com chantilly de coco são fofos, fáceis de fazer e bem frescos. Perfeitos para o lanche ou para uma festa de aniversário! E o chantilly de coco torna tudo ainda melhor… O Pedro adora limão. Gelado de limão, mousse de limão, tarte de limão, enfim desde que tenha limão é certo que a escolha dele cai sobre essa opção. Costumo dizer que viemos viver para a casa certa, porque no nosso pomar existe um limoeiro que dá limões o ano inteiro. E de forma tão generosa que não conseguimos dar vazão à produção. É por isso comum distribuirmos limões pela família e amigos e é também isso que me faz, volta e meia, criar receitas com limão.
Bolo de Limão - Muffins de Limão - Blog da Spice

No seu formato original esta receita foi criada como bolo de limão, e fi-la em vários workshops deste ano como sobremesa do brunch. Passei a receita a todas/os os que me pediram, mas agora resolvi adaptar para a versão de queques. A receita mantém-se a mesma, porém os tempos de cozedura mudam ligeiramente.

Deixo-vos abaixo a indicação para as duas versões: a destes muffins e a do bolo. Há ainda um vídeo tutorial do bolo no podcast da Cláudia, o Officinalis. É um podcast semanal que aborda temas bem interessantes. Poderão ouvir e ver a minha entrevista aqui.

Espero que gostem e já sabem, se o fizerem partilhem comigo os resultados no facebook e instagram!

Muffins de limão com chantilly de coco

  • Quantidade8 - 10 muffins ou 1 bolo

Ingredientes

Para os muffins/ bolo

  • 1 + 1/2 cup farinha de espelta branca
  • 1/4 cup amêndoa moída
  • 4 c. sopa farinha de coco
  • 1 + 1/2 c. chá de b. sódio
  • 1 c. café baunilha em pó
  • 1 cup maçã cozida (ou puré de maçã bem escorrido)*
  • 6 c. sopa de mel cremoso (ou outro adoçante que prefiram)**
  • 1 c. sopa linhaça moída (em farinha)
  • 1/2 cup leite vegetal
  • raspa de 1 limão
  • 2-3 c. sopa de sumo de limão
  • óleo de coco q.b – para untar a forma

Para o chantilly de coco

  • 1 lata de creme de coco ou leite de coco gordo (apenas a parte sólida) – refrigerar durante pelo menos 12h
  • 2 c. sopa adoçante à escolha
  • 2 c. sopa raspa de limão

Preparação

1
Pré- aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de muffins com óleo de coco. Reserve. (Caso pretenda fazer a versão em bolo deve untar uma forma de bolo inglês).
2
Peneire as farinhas, amêndoa, baunilha e b. sódio para uma tigela grande e reserve. Num liquidificador triture os restantes ingredientes do bolo até ter uma mistura uniforme (bastam 3-5 segundos).
3
Junte a mistura húmida às farinhas e envolva com uma espátula até as farinhas estarem totalmente incorporadas. Evite mexer demasiado para não quebrar a reação do b. sódio com o limão (deixa o bolo fofo). Pode parecer-lhe uma mistura pouco líquida, mas é mesmo assim, não se preocupe.
4
Com a ajuda de uma colher encha as formas até 3/4. (No caso de fazer a versão em bolo transfira a mistura toda para a forma). Leve ao forno por 25-30 minutos, ou até o palito sair limpo. (No caso do bolo o tempo será de 40-45 min. mas deve fazer o teste do palito após os 30 min.). Retire do forno e deixe esfriar por completo antes de desenformar e colocar o chantilly.
5
Para o chantilly, numa taça coloque o creme de coco (ou apenas a parte sólida do leite de coco) e os restantes ingredientes. Bata uns segundos com uma batedeira ou com uma vara de claras até ficar cremoso. Deite 1 a 2 c. sopa de chantilly em cima de cada muffin e enfeite com rodelas de limão e flores comestíveis (opcional). (Na versão bolo basta espalhar o chantilly por cima do bolo com a ajuda de uma espátula). Sirva de imediato assim que colocar o chantilly.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos.

* Descasque 2 maçãs médias e corte-as em pedaços. Leve ao microondas por 3-4 minutos ou até estar bem cozida. Escorra a água e utilize na receita. No caso de usar puré de maçã deve escorrer o excesso de água pois pode tornar a mistura demasiado aguada.

** Se utilizar um adoçante escuro (ex: xarope de tâmaras, geleia de coco, etc.) o bolo vai sair mais escuro.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes