Gostam do sabor agridoce? Estes noodles de arroz com vegetais e molho de tamarindo são para vocês. Ótimos para um jantar rápido com um toque exótico! Sem glúten e vegan 🍜
Um dos destinos onde ainda não tive oportunidade de colocar um “check” é o continente asiático. Já fiz planos para ir à Tailândia, Bali, Singapura, porém acabo sempre por decidir-me pelas Américas ou África.
Não sei explicar-vos bem porquê, mas acredito que visitamos certos locais a seu tempo e talvez ainda não seja a altura certa para mim nessa parte do globo.
Porém a comida asiática é algo que me fascina. Não tanto em relação à excentricidade do que se come (se é que me entendem…) , mas mais quanto ao facto de ser uma alimentação com bases tão naturais, repletas de imensas frutas, vegetais e especiarias tão ricas e diferentes. E de vez em quando gosto de trazer isso para a minha cozinha.
Não sei se alguma vez provaram tamarindos, mas é uma fruta muito utilizada na cozinha asiática (google it).
Já provei 2 tipos de tamarindos, um muito doce e outro bastante ácido. Estes que utilizo aqui são os doces e vendem-se no supermercado em caixas, provenientes da Tailândia e outros destinos semelhantes.
Há ainda a pasta de tamarindo, que é mais fácil de usar mas mais difícil de encontrar pelas nossas bandas. Qualquer deles penso que resulta, porém se utilizarem a pasta certifiquem-se que não tem sal adicionado ou outros temperos que possam interferir no sabor.
Para já, e enquanto não me aventuro por terras mais a Este, vou trazendo um bocadinho desse exotismo até mim através da culinária. Espero que gostem destes noodles de arroz com vegetais e molho de tamarindo, experimentem e contem-me a vossa opinião.
Noodles de arroz com vegetais e molho de tamarindo
- Quantidade2 pessoas
- Cozinha
- Chinesa
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Para o prato
- 2-3 tamarindos doces (ou 2 c. sobremesa de pasta de tamarindo)
- 100g de noodles de arroz (ou vermicelli)
- 1 couve pak choi pequena (mais se necessário para decorar)
- 1/4 de couve roxa
- 2 cenouras
- 1 curgete
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de óleo de sésamo (ou azeite
- 1 colher de café de gengibre fresco ralado
- 1/3 colher de café de piri piri
- 2 chávenas de chá de chá de ervas (usei erva príncipe)
- Flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
Preparação
Parta a casca dos tamarindos, retire os filamentos e as sementes, colocando numa taça apenas a parte mole. Esmague bem com uma colher até ter uma pasta e reserve. Corte a cenoura e curgete em pedaços pequenos e a couve roxa em juliana. Retire os pés da couve pack choy, separe as folhas e reserve.
Numa frigideira grande ou wok em lume médio, coloque o óleo de sésamo e de seguida aloure o alho e gengibre. Junte a pasta de tamarindo e a cebola e deixe refogar até que a pasta se dissolva. Junte as cenouras e couve roxa e salteie, envolvendo a mistura. Junte a curgete, o chá e tempere com piri piri, sal e pimenta a gosto. Adicione a massa de arroz e deixe cozinhar em lume médio-alto até os legumes ficarem tenros e a água evaporar, mexendo ocasionalmente. Junte por fim a couve pack choy, envolva tudo até esta mirrar e apague.
Sirva os noodles numa tigela forrada com algumas folhas de couve pack choy frescas.
Nota: use de preferência ingredientes biológicos.