Panquecas vegan com 5 ingredientes

Panquecas vegan com 5 ingredientes - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Aqui estão elas, as panquecas vegan mais fáceis e rápidas da história. Uma mão cheia de ingredientes e 15 minutos é do que precisa. Há ainda um vídeo explicativo com o passo a passo.

Tenho recebido algumas mensagens de pessoas que tentam fazer bolos e panquecas sem ovos e o resultado não é o esperado… A verdade é que os ovos são o agente de ligação dos restantes ingredientes, na maioria das receitas, e por isso quando os substituímos temos que ter cuidado na forma como o fazemos e nas quantidades dos substitutos.

Para colmatar essa dificuldade resolvi partilhar convosco a minha receita mais simples de panquecas vegan, que leva apenas 5 ingredientes e prepara-se em 15 minutos. Para que não houvesse dúvidas postei um video do passo a passo no stories do meu Instagram (já que o Facebook não permite stories de páginas públicas) e partilho-o convosco abaixo. Não favoreço nenhuma rede em detrimento de outra, mas acabo sempre por partilhar conteúdos diferentes em cada uma delas. De uma forma geral partilho mais receitas no Facebook e conteúdos mais pessoais, sobre o meu dia a dia, no Instagram. Se quiserem ficar por dentro de tudo, basta seguirem-me em ambas!

E como estamos perto da Primavera, tive que incluir um tom primaveril às minhas panquecas (ou não fosse a minha estação favorita 😉 ). O que veem na foto são mini panquecas, mas podem fazer maiores. Espero que experimentem esta receita e partilhem comigo o resultado. Estou a criar um álbum de fotos na página de facebook, com as fotos das vossas recriações. Não se esqueçam de me enviar sempre que as fizerem ok?

Bom apetite!

Panquecas vegan com 5 ingredientes

Panquecas vegan com 5 ingredientes - Blog da Spice
  • Quantidadecerca de 6 panquecas grandes ou 12 mini

Ingredientes

Ingredientes

  • 1/2 chávena de chá (=1/2cup) de farinha de espelta branca
  • 1 c.sopa de farinha de coco
  • 1/2 c. chá farinha araruta ou amido milho
  • 1/4 c. chá bicarbonato de sódio
  • 1/2 c. chá vinagre de sidra
  • 1/2 chávena de chá (=1/2cup) de leite de amêndoas (ou outro que prefira)
  • 1 c. sopa de mel de arroz (ou outro adoçante líquido à escolha)
  • Opcional: pitada de sal marinho e canela
  • Toppings: utilizei xarope de ácer mas pode usar o que mais gostar.

Preparação

1
Numa tigela misture bem os ingredientes secos (pode peneirar se preferir). Junte de seguida os líquidos e misture com uma vara de claras ou garfo até ter uma massa uniforme e sem grumos. Não mexa demasiado para não quebrar a ação do vinagre e bicarbonato (torna as panquecas fofas) e se possível deixe a massa repousar 3-5 min.
2

Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio e untar com um pouco de óleo de coco em papel absorvente (opcional mas aconselhável). Utilizando uma colher de gelado ou colher de sopa, coloque um pouco da mistura na frigideira e deixe cozer cerca de um minuto ou até a massa solidificar. Virar a panqueca com a ajuda de uma espátula e cozer o mesmo tempo do outro lado. Retire para um prato e repita para o resto da mistura.

3

Adicione os toppings a gosto, enfeite com flores comestíveis e sirva.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes