Dias de calor pedem ideias refrescantes. Estes refrescos de ananás e chá verde é uma delas! São ideais para ter no congelador e utilizar em festas ou para aquela merecida pausa relaxante no final do dia. Sem açúcar e 100% naturais.
Sabem aquela ideia de que “em África está sempre calor e sol e nunca há dias cinzentos”? Bom…não é verdade. Neste momento vive-se por aqui o tempo de cacimbo, ou seja a estação fresca do ano (só há duas por estas bandas). O sol está de férias na Europa, o azul do céu nem se vê e as nuvens têm um tom cinza-arroxeado. Estão a ver o tempo típico de Londres? Cinzento, escuro, deprimente? É mais ou menos isso, embora com uma melhoria significativa: a temperatura é amena. E é assim durante quase 6 meses!
Há dias em que o sol se mostra e conseguimos a ansiada dose de vitamina D. Porém é um sol tímido e insuficiente para dias de praia, piscina ou qualquer outra atividade veranil.
Por oposição, em Portugal é o pico da silly season e só vejo fotos de amigos e família na praia, de férias, com um calor abrasador, bronzeados invejáveis e dias de sol compridos que terminam em noites quentes. Hmmm que saudades que me dá do verão!
Como não posso trazer o calor para cá mais cedo, resolvi recriar o sabor a verão e dar um miminho a quem está em plena época balnear. Podem utilizar estes refrescos de ananás e chá verde para adicionar sabor a águas, chás, sumos ou até colocá-los em copos de vinho branco ou espumante, numa versão summer party (vejam abaixo como ficam giros nos copos). Se preferirem podem simplesmente comê-los como gelados (deixo abaixo as duas versões). O que não falta a estes refrescos de ananás é versatilidade! Espero que gostem.
Refrescos de ananás e chá verde
- Quantidade10 a 12 unidades
- Categoria
- Sobremesas
- Bebidas
- Chás e outras bebida
- Gelados e mousses
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 1 chávena de chá de sumo natural de ananás (sem polpa)
- 750 ml de chá verde (frio)
- 1 colher de sopa de xarope de ácer (ou outro adoçante natural à escolha)
- 2 a 3 rodelas de ananás ou abacaxi maduro (com cerca de 1 cm de espessura)
- Para decorar (opcional): gelo, pedaços de ananás com casca, folhas de hortelã fresca e flores
Preparação
Versão 1 – Refrescos para festa (para usar em copos como forma de dar sabor a outras bebidas, ex: vinho, água, etc., ou para o caso de não ter uma forma de gelados).
Corte palhinhas resistentes de papel em pauzinhos de 6 a 8 cm de comprimento. Reserve.
Retire a casca e o centro das rodelas de ananás e corte em pedaços iguais (triângulos). Coloque-os no fundo de uma forma de silicone de mini cupcakes. De seguida espete os pauzinhos no ananás, de forma a que se mantenham na vertical. Reserve.
Junte num jarro o chá verde, o sumo de ananás e o adoçante natural. Misture bem com uma colher. De seguida encha as formas com o preparado (é normal que os pauzinho tombem). Coloque a forma no congelador, num local plano, e ajuste os pauzinhos para a posição vertical.
Congele por 1 hora ou até estarem totalmente solidificados. Prepare uma travessa com gelo, folhas de hortelã, pedaços de ananás e flores (opcional). Retire os refrescos dos moldes e disponha-os na travessa. Em alternativa pode servi-los nos copos conforme a foto abaixo (eles flutuam). Assim que começarem a derreter pode utilizar a palhinha na sua função normal.
Versão 2 – Gelados (para esta versão precisa de uma forma de gelados e paus de gelado)
Retire a casca e o centro das rodelas de ananás e corte em pequenos pedaços. Coloque-os no fundo de uma forma de gelados. Reserve.
Junte num jarro o chá verde, o sumo de ananás e o adoçante natural. Misture bem com uma colher. De seguida encha as formas com o preparado e tape-as com a tampa. Insira os paus de gelado no centro e leve ao congelador, num local plano, cerca de 2 horas ou até estarem completamente solidificados.
Retire, desenforme e consuma de imediato.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.