Os meus scones são talvez das receitas mais replicadas de sempre do meu blogue. Tenho duas versões, simples e de batata-doce mas este ano apeteceu-me criar uma terceira. Uma que enchesse a casa daquele cheiro doce a especiarias, tão típico do outono. Nasceram assim estes scones de abóbora e avelã e posso dizer-lhe que já são os meus favoritos!
São fáceis de fazer, levam meia dúzia de ingredientes e desfazem-se na boca. Não são muito doces, por isso pode comê-los simples, com manteiga ou com doce. Para além disso deixo-lhe abaixo duas versões desta receita: no forno ou na airfryer.
Quanto a substituições, pode usar farinha de trigo normal (sem fermento), manteiga em vez de óleo de coco e qualquer tipo de açúcar ou leite vegetal (sem adoçante). As avelãs moídas podem ser substituídas por nozes ou amêndoa moída, mas aqui entre nós as avelã são a escolha perfeita! Quanto às especiarias, usei uma mistura de 5 especiarias que comprei numa loja libanesa, mas deixo-lhe aqui os ingredientes para que possa fazer a sua:
- 1 c. chá canela em pó
- 1/2 c. chá gengibre em pó
- 1/4 c. chá noz moscada
- 1/4 c. chá pimenta preta
- 1/4 c. chá cravo da índia em pó
Pode fazer mais quantidade nesta proporções e guardar na despensa para usar em bolos, panquecas, bebidas, etc. Ficam deliciosamente aromáticas!
Espero que goste e já sabe, partilhe comigo no Instagram ou Facebook identificando @blogdaspice.
Scones de abóbora e avelã
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Quantidades
- 1/2 cup (175ml) leite vegetal – mais para pincelar
- 1 c. chá vinagre de sidra (ou sumo de limão)
- 270g farinha de espelta branca
- 50g avelã moída
- 4 c. sopa de açúcar de coco – mais para polvilhar
- 1 c. sopa fermento
- 1 c. sopa canela
- 1 c. chá mistura de 5 especiarias (veja acima no texto)
- pitada de sal
- 6 c. sopa de óleo de coco sólido* (cerca de 75g)
- 1/3 cup (70g) abóbora assada ou cozida e escorrida (sem casca)
Preparação
Pré-aqueça o forno a 200º e coloque um tapete de silicone/papel vegetal por cima num tabuleiro de forno e reserve.
Numa tigela pequena junte o leite e o vinagre para fazer um leitelho simples. Deixe repousar 5 minutos ou mais.
Entretanto, junte as farinhas, açúcar, especiarias, fermento e sal numa taça grande e mexa bem. Junte de seguida o óleo em pedaços, envolva na farinha e desfaça-o com as mãos até o partir em pedaços bem pequeninos. Pretende-se uma mistura mais ou menos uniforme com migalhas. Reserve.
Junte agora a abóbora e o leite no liquidificador e triture até ter um liquido cremoso e sem grumos. Reserve e enfarinhe a bancada.
Adicione a mistura do leite às farinhas e misture com uma colher de pau até a farinha absorver a maior parte do líquido. Utilize depois as mãos para envolver levemente, de forma a incorporar tudo e formar uma bola. Passe-a para a bancada e estenda a massa num rolo comprido até ficar com cerca de 1,5cm altura.
Corte a massa em triângulos e transfira-os para o tabuleiro ou cesto da air-fryer, deixando 1 a 2 cm entre cada um. Pincele-os ligeiramente com leite e de seguida polvilhe com açúcar de coco. Leve ao forno por 12-15 minutos a 200ºC ou à air-fryer por 12 min a 160ºC, até terem crescido e estarem dourados. Retire do forno e sirva ainda quentes com manteiga, doce ou ambos.
* É de extrema importância que o óleo de coco esteja na consistência certa, ou seja sólido mas não demasiado rijo. Use de preferência ingredientes biológicos.