Waffles de aveia e pêssego

Waffles de aveia e pêssego - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Estes waffles de aveia e pêssego são vegan, sem glúten e demoram apenas 15 minutos a fazer. Perfeitos para um pequeno-almoço de fim de semana. Quem quer experimentar?

Há algum tempo que me debatia com a necessidade de comprar uma máquina de waffles. Adoro waffles e tinha muita vontade de criar uma receita minha, mas tenho tanto material de cozinha que me custava estar a comprar mais uma máquina…  De certeza que não sou só eu que olho para os armários e vejo mil utensílios e aparelhos para espremer, torcer, picar, cortar em mil e um formatos, espiralizar, prensar, moer, torrar… enfim, um mundo de opções. Mas quando pensamos nas coisas que efetivamente usamos com frequência, contam-se pelos dedos das mãos. Certo?

E sim, é verdade que eu vivo disto, da culinária, e por isso até podia dar-me um free pass e dizer para mim mesma: “é normal, tu precisas disto tudo, afinal é o teu trabalho”, mas não. Honestamente não porque tenho vindo a tentar mudar o meu comportamento face ao consumismo. Cada vez mais somos incentivados a comprar, comprar, comprar. O marketing cria-nos a necessidade, o emocional sobrepõe-se ao racional e de repente precisamos mesmo daquela máquina, daqueles pratos, daquela camisola, daqueles sapatos, como pão para a boca. Como se a nossa felicidade dependesse disso. Não depende, e cada vez mais temos que trabalhar essa consciência, esse desapego.

Sim volta e meia vou às compras e sim volta e meia ainda me acontece comprar coisas de que não preciso. Mas cada vez acontece menos, é um processo. Sempre que vou em direção à caixa com algo na mão pergunto-me: “preciso realmente disto?”, “tenho em casa algo que sirva para o mesmo efeito/semelhante?,quantas vezes vou utilizar isto?“. Tento responder honestamente a cada uma destas perguntas e só no final decido se compro ou não. É um bom exercício para chamar a razão e travar uma decisão impulsiva.

Quanto à máquina de waffles, não comprei, a minha irmã Rita ofereceu-me nos anos (cheira-me que com segundas intenções já que ela também gosta de waffles…), mas tenho-lhe dado bastante uso, mais do que havia previsto. Caso não tenham uma, peçam emprestada para experimentar esta receita e façam aquelas 3 perguntas antes de investir numa 😉

Há um vídeo tutorial aqui na minha página do Instagram (andem para a frente até chegarem a esta receita). Espero que gostem e já sabem, se fizerem a receita partilhem comigo o resultado no Facebook e Instagram  identificando @blogdaspice.

Waffles de aveia e pêssego

Waffles de aveia e pêssego - Blog da Spice
  • Quantidade(4-6 waffles) – dependendo do tamanho da sua máquina

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 cup farinha de aveia 1/2 cup farinha de araruta (ou amido de milho) 1 c. chá bicarbonato de sódio 1 c. café de canela (opcional) 1 pitada de sal marinho 4 c. sopa açúcar de coco 2 c. chá linhaça moída (em farinha) 1/2 + 1/4 cup leite vegetal 1/4 cup óleo vegetal (de coco ou outro à escolha – líquido) 1 c. chá vinagre de cidra Toppings: 2 pêssegos maduros em fatias e xarope de ácer (opcional)

Preparação

1
Ligue a máquina de waffles, caso esta demore um pouco a aquecer, e pincele-a com um pouco de óleo vegetal.
2

Numa taça misture todos os ingredientes secos (exceto a linhaça) e mexa-os bem com um garfo ou vara de claras. Noutra taça, junte a linhaça e todos os outros húmidos e bata até ganhar espuma. Junte os líquidos aos secos e envolva bem. Reserve.

3

Verifique se a sua máquina de waffles está bem quente (a minha tem 5 graus de temperatura e costumo pô-la no 4). Deite o equivalente a 3 c. sopa da mistura* em cada  orifício de waffle, espalhando uniformemente e feche. deixe cozer 2-4 minutos, abra e retire com a ajuda de uma espátula. Transfira para uma grelha até servir, para que não ganhe humidade por baixo e fique ligeiramente crocante. Repita para o resto da mistura e sirva com fatias de pêssego e xarope de ácer.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Se não tem medidores “cups” em casa, veja aqui as medidas em gramas.

*Ajuste a quantidade e tempo de cozedura de acordo com o tamanho/modelo da sua máquina.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes