Apenas 4 ingredientes e 15 minutos! Adoçado naturalmente e perfeito para aproveitar os últimos morangos da estação.
Estamos finalmente a entrar no tempo quente de verão. Apesar de já ser oficialmente verão há 1 mês o tempo encoberto não nos tem deixado aproveitar o sol, o que para mim tem sido perfeito porque a poucas semanas do Henrique nascer o que menos me apetece é calor abrasador.
Confesso que passei uma gravidez fantástica até aqui, mas este último mês tem sido “menos fantástico”. Mãos e pernas a inchar e aquela ligeira impaciência de o que querer ver cá fora já se instalaram. Mas tudo a seu tempo…
Tenho aproveitado estes últimos dias para preparar refeições de antemão porque tenho certeza que após a chegada dele não vai haver grande tempo para isso no início. Por isso passo manhãs e tardes a cozinhar e congelar comida e não tenho tido tempo para grandes experiências culinárias. Mas no fim de semana passado lá consegui criar esta receita, na qual andava a matutar há tempos. Encontrei morangos bem maduros (daqueles que muita gente descarta porque estão moles) mas que na verdade são perfeitos para doces e compotas.
Usei sementes de manjericão, que a minha tia Leonor me ofereceu há tempos, mas a receita também funciona com manjericão fresco (em folhas – basta fazer chá).
Há um vídeo tutorial aqui na minha página do Instagram (passem para a frente até chegarem a esta receita). Espero que gostem e já sabem, se fizerem a receita partilhem comigo o resultado no Facebook e Instagram identificando @blogdaspice.
Doce de morango e manjericão
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 200g de morangos bem maduros e em pedaços*
- 2 tâmaras medjool em pedaços
- 2 c. sopa de xarope de ácer (coloque mais se gostar de coisas bem doces)
- 1 c. chá de sementes de manjericão
- 1/2 cup de água (ou de chá de manjericão caso não tenha sementes)
Preparação
Numa panela em lume médio coloque os morangos, tâmaras, xarope de ácer e a água. Coloque as sementes num infusor de chá, feche bem e adicione à panela. Deixe levantar fervura, baixe o lume para o mínimo e aguarde que que a mistura reduza, até a água evaporar quase toda (pode demorar 10 a 30 min).
Sirva e/ou guarde em recipiente hermético até 4-5 dias. Pode optar por congelar para usar depois (basta descongelar umas horas antes).
* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica. Pode utilizar para esta compota aqueles morangos mais tocados ou macerados e extra maduros.
0 Responses