Se querem uma receita fácil para o almoço de domingo não procurem mais! Perfeita para dias de calor, acompanhada de uma salada verde ou de tomate.
O rosti é uma receita típica da culinária suíça, um género de pastéis de batata em formato panqueca. Inspirada nesse clássico, resolvi dar-lhe uma volta e incluir mais um vegetal e algumas especiarias que farão dela uma delícia garantida lá por casa. E em plena época da batata nova (e boa batata que temos cá por Portugal), tinha que lhe dedicar uma receita.
Nos últimos anos a batata tem vindo a perder adeptos para a sua concorrente batata-doce, à conta da máxima “a batata normal engorda”. A questão não é tanto a batata, mas sim como a ingerimos e o que ingerimos com ela. É comum comer-se batata frita e arroz branco numa só refeição e sim neste caso certamente estamos a ingerir mais hidratos do que necessitamos de uma só vez. Para além disso qualquer frito é mais calórico do que um cozido, assado, etc.
Eu confesso que deixei de contar calorias há muito tempo. Centro-me mais na qualidade do que como, no facto de ser da estação ou não (pois daqui vêm todos os nutrientes que o meu corpo precisa) e claro na quantidade suficiente para me saciar (e não me sentir enfartada). Acredito que se tivermos estes cuidados conseguimos atingir um equilíbrio ótimo para o nosso organismo.
Por isso, nada de deixar de lado a batata, vamos é ingeri-la com conta, peso, medida e na sua época. E podem começar já por esta receita! Para acompanhar sugiro uma salada verde ou salada de tomate e pepino, fica divinal.
Espero que gostem e já sabem, se os fizerem partilhem comigo os resultados no facebook e instagram!
Rostis de batata e alho francês
- Quantidade10-12 rostis
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 1+ 1/2 cup alho francês em juliana*
- 600g batata nova ralada (sem pele) – usei o processador para ralar mais facilmente
- 3 c. sopa cebola doce picada
- 3 c. sopa farinha de milho
- 2 c. chá mostarda dijon
- 2 ovos de linhaça (2 c. sopa linhaça moída + 6 c. sopa água)
- 3 c. chá sal marinho
- 1 c. chá pimenta preta
- 1 c. chá sementes de coentros
- azeite virgem extra – para untar a frigideira
- Topping: iogurte natural e folhas de hortelã (opcional)
Preparação
Comece por fazer os ovos de linhaça e deixe repousar uns minutos até ter uma mistura gelatinosa. Entretanto esmague num almofariz as especiarias secas.
Numa taça grande, junte todos os ingredientes e misture tudo com as mãos, até que os ingredientes estejam distribuídos homogeneamente. Reserve.
Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio-alto e adicione um fio de azeite. Assim que a frigideira estiver bem quente, use uma colher e disponha várias porções da mistura na frigideira (usei 1 colher de sopa bem cheia para cada rosti). Acha-te-os com as costas da colher para ficarem com uma espessura uniforme. Deixe cozinhar cerca de 3-4 min.ou até ficarem bem dourados por baixo. Vire com a ajuda de uma espátula e cozinhe mais 3-4 min. do outro lado. Retire do lume repita para a restante mistura.
Sirva ainda quentes com uma colher de iogurte natural (o seu favorito) e umas folhas de hortelã.
* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.
* Use apenas a parte tenra do alho francês nesta receita (parte branca mais próxima da raíz). Para aproveitar a rama veja aqui uma sugestão.
Uma resposta