Esta receita de massa com pesto de abacate e rúcula é perfeita para aqueles dias em que não nos apetece cozinhar e queremos algo fácil, rápido e delicioso. Aqui fica esta sugestão vegan e com opção sem glúten. Apenas 6 ingredientes e 15 minutos!
Metade de Lisboa está de férias e a outra metade se não está deseja estar. Por aqui as próximas férias serão provavelmente só daqui a 1 ano, quando o Henrique já estiver mais crescido. Por agora dedicamos-lhe toda a tenção do mundo e nós (eu e o Pedro) acabamos por ficar um bocadinho esquecidos, mas faz parte. Um dano colateral é o facto do tempo ficar escasso para aquelas coisas do dia a dia como limpar, arrumar, organizar e até cozinhar!
Apesar de eu ter planeado e feito antecipadamente uma série de refeições a contar com o pós-parto, passado um mês o meu stock já se foi há muito. Valeu-me há umas semanas a visita dos meus tios Carlos e Leonor e do meu primo Vicente, que entraram por aqui tão carregados que parecia Natal! Entre presentes para o Henrique e diversos pratos feitos pela minha Tia ficámos com stock para mais uma semana.
Depois destas “bolsas de oxigénio” temos recorrido a receitas simples e rápidas de preparar como esta massa com pesto que vos deixo aqui. Espero que gostem e já sabem, se a fizerem partilhem comigo no Facebook ou Instagram!
Massa com pesto de abacate e rúcula
- Quantidade2 doses
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 200g de massa à escolha (use massa sem glúten caso prefira)
- água q.b
- 1 abacate médio maduro
- 1 punhado de rúcula fresca
- 1 c. sopa de azeite virgem extra
- 1/2 dente de alho
- sal marinho e pimenta preta a gosto
- Para decorar: rúcula fresca e sementes de sésamo negras
Preparação
Coza a massa em água abundante temperada com sal, até ficar al dente (o tempo de cozedura dependerá da massa que escolher).
Entretanto, num liquidificador coloque o abacate, rúcula, alho, azeite, sal e pimenta. Junte 4 c. sopa de água e triture tudo. Prove, ajuste os temperos e adicione mais água para acertar a consistência (caso necessário). Repita até ter um molho cremoso e reserve.
Escorra a massa e sirva nos pratos. Deite por cima o molho e decore com rúcula fresca e sementes de sésamo. Sirva de imediato.
* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica. Sugiro que consuma de imediato o molho porque o abacate tende a oxidar e ficar castanho.