Creme de cogumelos com leite de amêndoas

Creme de cogumelos com leite de amêndoas - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Um creme de cogumelos com leite de amêndoas aveludado e delicioso, altamente reconfortante! Muito fácil de fazer, sem glúten ou lactose. Vejam abaixo o ingrediente secreto que o torna cremoso.

Eu achava que sabia o que era chuva antes de viver em África, mas hoje digo-vos que não tinha a mínima ideia… Março e Abril são meses molhados aqui em Luanda, há quem diga que são os piores meses do ano.

Isto porque a chuva aqui não cai, ela jorra e parece um autentico dilúvio. As pingas são grossas e pesadas, a intensidade é imensa e é capaz de chover por horas e dias assim.

A sensação que temos é que o mundo vai acabar naquele dia. Porque aliados à chuva ouvem-se estrondos de trovoadas e vêem-se raios bem de perto, com uma cadência impressionante. É assustador e magnífico ao mesmo tempo.

Nesses dias o melhor é mesmo nem sair de casa. A chuva não deixa ninguém conduzir, porque não se vê um palmo à frente do nariz e as ruas ficam inundadas ao ponto de se tornarem intransitáveis. A cidade pára!

As casas e estabelecimentos inundam e o estrago só não é pior porque o calor permanece e a água evapora com facilidade.

Mas apesar do bafo quente que se faz sentir nesses dias, acaba sempre por me apetecer comida de inverno: sopas, caldos, estufados, assados. Daqueles que nos aquecem de cima a baixo. E foi num desses dias que resolvi fazer este creme de cogumelos com leite de amêndoas.

Eu adoro cremes, mas a maioria das receitas que conheço leva natas, leite e/ou farinha de trigo para engrossar. Por isso resolvi inventar a minha versão, menos calórica, mais saudável e sem glúten ou lactose. O leite de amêndoas casa genialmente com os cogumelos.

Espero que gostem e que vos reconforte tanto como a mim!

Creme de cogumelos com leite de amêndoas

Creme de cogumelos com leite de amêndoas - Blog da Spice
  • Quantidade4-6 pessoas

Ingredientes

Ingredientes

  • 200g de cogumelos brancos em bocados
  • 750 ml de água quente
  • 225 ml de leite de amêndoas
  • 1 punhado de coentros (mais para decorar – opcional)
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 1 dente de alho
  • 1/2 colher de café de noz moscada
  • 50g de farinha de grão
  • flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
  • 1 fio de azeite virgem extra (mais para decorar – opcional)

Preparação

1

Numa panela refogue os cogumelos com a cebola e alho, durante 5 minutos em lume médio. Adicione de seguida a água quente, noz moscada, sal,  pimenta e coentros e coza tudo durante 10 min em lume médio.

2

Triture o preparado com a varinha mágica e acrescente de seguida o leite de amêndoas e farinha de grão. Coza mais 5 min, mexendo ocasionalmente. Prove, ajuste os temperos e volte a triturar. Sirva em taças e decore com coentros frescos e um fio de azeite.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. 

 
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes