Doce de morango e manjericão

Doce de morango e manjericão - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Apenas 4 ingredientes e 15 minutos! Adoçado naturalmente e perfeito para aproveitar os últimos morangos da estação.

Estamos finalmente a entrar no tempo quente de verão. Apesar de já ser oficialmente verão há 1 mês o tempo encoberto não nos tem deixado aproveitar o sol, o que para mim tem sido perfeito porque a poucas semanas do Henrique nascer o que menos me apetece é calor abrasador.

Confesso que passei uma gravidez fantástica até aqui, mas este último mês tem sido “menos fantástico”. Mãos e pernas a inchar e aquela ligeira impaciência de o que querer ver cá fora já se instalaram. Mas tudo a seu tempo…

Tenho aproveitado estes últimos dias para preparar refeições de antemão porque tenho certeza que após a chegada dele não vai haver grande tempo para isso no início. Por isso passo manhãs e tardes a cozinhar e congelar comida e não tenho tido tempo para grandes experiências culinárias. Mas no fim de semana passado lá consegui criar esta receita, na qual andava a matutar há tempos. Encontrei morangos bem maduros (daqueles que muita gente descarta porque estão moles) mas que na verdade são perfeitos para doces e compotas.

Usei sementes de manjericão, que a minha tia Leonor me ofereceu há tempos, mas a receita também funciona com manjericão fresco (em folhas – basta fazer chá).

Há um vídeo tutorial aqui na minha página do Instagram (passem para a frente até chegarem a esta receita). Espero que gostem e já sabem, se fizerem a receita partilhem comigo o resultado no Facebook e Instagram  identificando @blogdaspice.

Doce de morango e manjericão

Doce de morango e manjericão - Blog da Spice

Ingredientes

Ingredientes

  • 200g de morangos bem maduros e em pedaços*
  • 2 tâmaras medjool em pedaços
  • 2 c. sopa de xarope de ácer (coloque mais se gostar de coisas bem doces)
  • 1 c. chá de sementes de manjericão
  • 1/2 cup de água (ou de chá de manjericão caso não tenha sementes)

Preparação

1

Numa panela em lume médio coloque os morangos, tâmaras, xarope de ácer e a água. Coloque as sementes num infusor de chá, feche bem e adicione à panela. Deixe levantar fervura, baixe o lume para o mínimo e aguarde que que a mistura reduza, até a água evaporar quase toda (pode demorar 10 a 30 min).

2

Doce de morango e manjericão - Blgo da SpiceRetire do lume, retire o infusor da panela e transfira o doce para um liquidificador (ou use a varinha mágica). Triture uns segundos (basta 2/3 seg.), transfira para um frasco, deixe arrefecer e leve ao frigorífico por 20 min. 

3

Sirva e/ou guarde em recipiente hermético até 4-5 dias. Pode optar por congelar para usar depois (basta descongelar umas horas antes).

* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica. Pode utilizar para esta compota aqueles morangos mais tocados ou macerados e extra maduros.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

0 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes