Doce fácil de abóbora e canela

English English Portuguese Portuguese

Este doce fácil de abóbora e canela leva apenas 5 ingredientes e 20 minutos! É adoçado naturalmente e perfeito para aproveitar a abundância de abóboras da estação.

Fiz esta receita ainda no verão, a pedido do meu Pai que adora doce de abóbora e queria uma alternativa mais saudável. O veredicto dele é sempre o mesmo: acha sempre os meus doces pouco doces mas repete várias vezes!

E é normal que assim aconteça, cada um de nós tem o paladar habituado a um certo tipo de doce, a um certo tipo de salgado, etc. e além disso cada corpo, consoante o seu estado e equilíbrio, pede mais um certo sabor em detrimento de outros. Quem consome regularmente carne é normal que tenha tendência a pedir mais doces. A carne tem naturalmente mais sal do que os vegetais e o nosso corpo procura um equilíbrio constante: se comermos coisas mais salgadas é normal que nos peça doces bem doces para compensar. É um equilíbrio, apesar de não ser o melhor equilíbrio…

É importante percebermos qual o equilíbrio mais benéfico para o nosso corpo, qual a “frequência” em que queremos gravitar e também sabermos identificar a proveniência desses desejos por sabores específicos. Por aqui volta e meia acontece-me a seguir ao almoço ou a meio da tarde apetecer-me um doce. Normalmente quando não tomei um pequeno-almoço como devia ou em dias mais exigentes fisicamente. Nessas alturas opto por uma tâmara com manteiga de frutos secos ou até um quadrado de chocolate preto, mas tento sempre analisar a causa.

E por aí, também lhe acontece o mesmo? Costuma pensar no que despoleta essa vontade? 🙂

Se o desejo for por doces tem aqui uma boa sugestão sem açúcar refinado, aposto que este doce fácil de abóbora e canela vai satisfazê-la. Espero que goste e já sabe, se fizer a receita partilhe comigo o resultado no Facebook e Instagram  identificando @blogdaspice.

Doce fácil de abóbora e canela

  • Tempo de Preparação5 min
  • Tempo de Cozedura20 min
  • Tempo Total25 min

Ingredientes

Ingredientes

  • 2 cups de abóbora hokkaido crua partida em pedaços pequenos
  • 3 c. sopa xarope de ácer (ou outro adoçante líquido que prefira)
  • 2 tâmaras medjool em pedaços
  • 1 c. chá de canela em pó
  • 3 c. sopa de água (mais se necessário)

Preparação

1

Numa panela em lume médio coloque todos os ingredientes e deixe levantar fervura. 

2

Diminua o lume para o mínimo, tape e deixe cozer até a abóbora e tâmaras estarem bem macias, quase desfeitas, mexendo ocasionalmente. Se começar a secar adicione mais umas colheres de sopa de água e mexa.

3

Retire do lume, triture muito bem até conseguir uma textura bem cremosa e sem grumos ou peles. Transfira para frascos e guarde no frigorífico até 4 dias ou congele.

* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica. Pode utilizar para esta receita outro tipo de abóbora, terá que ajustar a água e adoçante para acertar a consistência e sabor.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes