Esta receita de Gaspacho com Paprika Fumada é para os fãs desta sopa tão típica de verão! Uma receita tradicional com um toque diferente que a torna ainda mais aromática. Vegan, baixa em calorias e crua.
Quando estive na Cidade do Cabo (África do Sul) no início deste ano, vim de lá carregada com uma série”matérias-primas” para as minhas experiências culinárias. A começar pelo azeite de abacate, que podem ver nesta receita de pesto de rúcula e abacate e a terminar no ingrediente surpresa desta receita de gaspacho: a paprika fumada.
Para quem gosta de paprika normal esta é sem dúvida um upgrade. Eu costumo usar paprika em algumas receitas, especialmente nos assados, mas desde que descobri esta paprika fumada sinto que passei ao nível seguinte. O cheiro doce da paprika normal funde-se com um cheiro a fumeiro e torna este tempero ainda melhor.
Quanto à receita de gaspacho, é inspirada na de um grande amigo meu que partilha da mesma paixão pela cozinha (Paulinho, esta é para ti). A primeira vez que provei gaspacho feito por ele foi num fim de tarde de petiscos, num terraço delicioso e muito bem decorado (confesso que tive algo a ver com isso 😉 ) na Expo. Talvez não tenha sido o gaspacho por si só que tenha tornado esse dia memorável, aliás as memórias desse verão e desses fins de tarde entre amigos vão muito além disso, mas como muitas vezes acontece, associamos comidas a momentos e tornam-se inesquecíveis.
Se têm um fim de tarde ou almoço planeado com amigos, façam esta receita e pode ser que se torne memorável também! 😀
Gaspacho com paprika fumada
- Quantidade4 Pessoas
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Lista de Ingredientes
- 5 tomates em rama maduros (cerca de 500g)
- ½ pepino
- 2 dente de alho
- 500ml de água fria (mais se for necessário)
- 2 a 3 folhas de manjericão (mais para decorar – opcional)
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de café de paprika fumada
- 1 fio de azeite virgem
- flor de sal e pimenta preta moída a gosto
Preparação
Dê um golpe em cruz na base dos tomates, retire os pedúnculos e mergulhe-os em água a ferver durante 1 ou 2 minutos para facilitar a remoção da pele. Pele-os, corte-os em quartos e limpe as sementes com a ajuda de uma colher. Coloque-os no liquidificador.
Uma resposta