Gelado de baunilha de São Tomé

Gelado de Baunilha de São Tomé - Receita Vegan - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Esta é daquelas receitas que se saboreia pelo cheiro! Um gelado de baunilha de São Tomé aromático, sem leite, glúten ou açúcar refinado. Ótimo para acompanhar um crumble ou tarte de maçã.

Contei-vos neste post a maravilha que foi a minha viagem a São Tomé e Príncipe, especialmente a esta última ilha. Dessa viagem trouxe várias “coisas boas” que tenho usado nas minhas receitas, mas tenho guardado uma com especial carinho: as vagens de baunilha.

Esta baunilha é produzida de forma tradicional (aliás quase tudo em São Tomé ainda o é) e o cheiro é intoxicante (de uma forma positiva, claro).

Tenho andado a guardar esta baunilha para um doce especial e ainda bem que o fiz porque o resultado deste gelado é delicioso. Na verdade não sou de escolher este sabor quando vou a uma geladaria, parece-me demasiado aborrecido ou tradicional e opto sempre por sabores mais irreverentes.

Mas em casa gosto de ter sempre gelado de baunilha porque vai bem com tudo e não há quem não goste. Se pensarem bem, o gelado de baunilha é o equivalente a um vestido preto (o black cocktail dress de que tanto se ouve falar). Serve para todas as ocasiões, podemos misturá-lo com outras peças para lhe dar graça e fica bem a todas as figuras.

Por essa razão decidi fazer eu o meu “vestido preto” para que me assentasse que nem uma luva: 100% natural, sem açúcar e sem lactose.

Assim evito gelados de compra, cheios de corantes e ingredientes processados. Se ainda não experimentaram gelado de baunilha de São Tomé, não imaginam o que estão a perder porque não há sabor como o dos ingredientes naturais!

Estão convencidos? Vamos experimentar este gelado de baunilha de São Tomé?

Gelado de baunilha de São Tomé

Gelado de Baunilha de São Tomé - Receita Vegan - Blog da Spice
  • Quantidade4 pessoas

Ingredientes

  • 1 lata de leite de coco gordo (200 ml) – refrigerada no mínimo 12h
  • 5 colheres de sopa de açúcar de coco
  • 3 colheres de extrato de agáve cru
  • 1/2 chávena de chá de leite de amêndoa (ou outro que prefiram)
  • 2 vagens de baunilha (sementes)
  • 1 colher de café de extrato de baunilha bio

Preparação

1

Abra as vagens de baunilha ao meio e raspe as sementes com a ajuda de uma faca.

2

Em lume médio, aqueça o leite de amêndoa num tacho e junte o agáve, o extrato e as sementes de baunilha. Mexa bem e assim que levantar fervura apague e reserve até esfriar.

3

Abra a lata de leite coco e retire apenas a parte sólida e cremosa para uma taça. Bata o creme do coco com o açúcar e junte-lhe o restante preparado. Envolva tudo bem e coloque na máquina de fazer gelados. Siga as instruções da sua máquina (na minha demorou cerca de 2o min). Sirva assim que adquirir a consistência certa ou congele em recipiente próprio.

Nota: optem por ingredientes biológicos. Quanto ao leite a utilizar, penso que também funcionará com leite de avelã, soja e leite normal (no caso de não serem vegan ou intolerantes à lactose). 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes