Granola de limão e coco

English English Portuguese Portuguese

Uma granola de limão e coco que cheira e sabe a verão! Feita em 10 min e não precisa de forno. Vegan, sem glúten e altamente proteica graças à quinoa e sementes.

Há umas semanas atrás perguntei no meu Instagram se costumam fazer a vossa granola ou recorrer a uma de compra. Muitos/as responderam que preferiam fazer mas a maioria ainda recorre às de compra.

Não tem problema nenhum recorrermos a produtos já feitos (eu também o faço por vezes), porém é necessário ter consciência de 2 coisas: o impacto ambiental é sempre maior (os produtos são embalados, transportados, etc.) e não controlamos a qualidade e proveniência dos ingredientes utilizados para fazer esse produto.

Se em casa sabemos que estamos a usar um óleo de coco de qualidade, não refinado, etc. num produto embalado sabemos apenas que ele contém óleo de coco (se nos dignarmos a ler o rótulo claro!). Outro aspeto importante é o tempo de cozedura dos ingredientes. As sementes e frutos secos queimam com facilidade e quando usados industrialmente é fácil que esse tempo não seja respeitado (a maioria das manteigas de frutos secos que existem no mercado são um ótimo exemplo disso).

É por isso importante apostar em marcas de qualidade (já há várias) ou, melhor ainda, dedicarmos tempo a fazê-lo nós mesmos. E vão ver que fazer esta granola de limão é mais fácil do que pensam!

Há um vídeo tutorial aqui na minha página do Instagram (andem para a frente até chegarem a esta receita). Espero que gostem e já sabem, se fizerem a receita partilhem comigo o resultado no Facebook e Instagram  identificando @blogdaspice.

Granola de limão e coco

Ingredientes

  • 2 cups aveia em flocos
  • 1/2 cup quinoa
  • 1/2 cup coco ralado ou em lascas
  • 1/4 cup sementes de sésamo
  • 1/4 cup sementes girassol
  • 1/4 cup avelãs em pedaços (ou outro fruto seco à escolha)
  • 2 c. sopa de óleo de coco
  • 5 c. sopa mel ou geleia de arroz (coloque mais se gostar da granola com torrões/pequenos aglomerados)
  • sumo e raspa de 1 limão médio
  • pitada de sal

Preparação

1

Coloque papel vegetal num tabuleiro de forno e reserve.

2

De seguida, misture todos os ingredientes secos numa taça e reserve.

3

Numa frigideira bem grande* em lume médio-alto coloque os ingredientes húmidos e deixe levantar fervura até fazer bolhas. Misture tudo muito bem e adicione de seguida os ingredientes secos. Envolva tudo com uma colher de pau, até a mistura ficar húmida. Deixe torrar durante 5-8 min. mexendo sempre, até a granola ficar dourada/acastanhada (mas sem queimar).

4

Transfira para o tabuleiro de forno e espalhe bem (se quiser a sua granola com torrões/aglomerados junte porções da mistura com a mão para ajudar a que se formem). Deixe arrefecer completamente, mexendo uma ou duas vezes entretanto. Transfira para um recipiente hermético e guarde em local fresco e seco até 2 semanas.

* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.

* É aconselhável que use uma frigideira bem grande para torrar a mistura uniformemente. Caso não a tenha, aqueça os líquidos no microondas e adicione-os depois aos secos. Misture tudo muito bem e disponha a mistura no tabuleiro. Leve ao forno pré- aquecido a 150°C por 20min ou até a granola estar dourada. Mexa pelo menos uma vez a meio do processo.

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes