Hummus com crudités

Hummus com crudités - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Se querem uma entrada que faça sucesso e ao mesmo tempo seja saudável, então esta é perfeita! Este hummus com crudités é delicioso. Podem fazer com antecedência e é vegan e sem glúten.

Na sexta-feira passada tive um jantar em casa de uma amiga minha aqui em Luanda. A casa dela tem uma vista soberba sobre a baía de Luanda, daquelas que apetece fotografar ou replicar em aguarelas para podermos olhar todos os dias. Dali vê-se tudo o que é bonito aqui em Luanda, especialmente de noite.

Para este jantar fiquei de levar uma entrada, mas os dias que antecederam não me deixaram muito tempo para nada elaborado.

Para além disso, queria uma opção vegan e crua, exatamente para mostrar que o paté de atum, os salgados e as batatas fritas não são as últimas coca-colas do deserto. Há opções saudáveis que são tanto ou mais saborosas que estes clichés (e tão ou mais fáceis de fazer também).

Os vegetais que aqui vêem são uma seleção minha, mas podem adaptá-la ao que mais gostam ou até ao que têm de momento em casa.

Gosto muito de utilizar os brócolos crus porque têm uma textura diferente e embora vos possa parecer estranho, surpreende pela positiva. Retirei esta ideia da última viagem que fiz a Miami (vejam mais aqui), onde vi nos supermercados embalagens de crudités já preparados, entre eles brócolos.

Pareceu-me estranho, mas se pensarem bem é um vegetal como outro qualquer, portanto experimentei, gostei e passei a usar.

O hummus é uma pasta de grão típica da cozinha árabe. É um prato gentil e diplomata, que dificilmente alguém desgosta (especialmente os portugueses dada a sua relação nata com o grão).

A minha receita de hummus tem uma base tradicional com um uns pozinhos de originalidade. Como já a tinha testado noutro quórum sabia que não ia desapontar. Por isso, depois de um dia de trabalho que começou às 06h15, seguido de 1 hora de ginásio que pareceram 3, preparei isto em 15 min.

O resultado? Um jantar bem divertido que começou na cozinha, passou pela sala e acabou numa varanda com vista panorâmica e velas a embalar o vento fresco que se fazia sentir às 2 da manhã aqui em Luanda. Da entrada deste hummus com crudités, não sobrou nem um bocadinho.

Hummus com crudités

Hummus com crudités - Blog da Spice
  • Quantidade6 pessoas

Ingredientes

  • 200g de grão cozido e escorrido (se preferir use de lata mas lave bem antes)
  • 3 colheres de sopa de leite de coco
  • 1 a 2 colheres de sopa de água
  • 4 colheres de sopa de azeite virgem extra (mais para decorar e para o pão)
  • 1 colher de café de açafrão em pó
  • 1 colher de café de cominhos em pó
  • 2 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo)
  • flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto
  • 1/2 colher de café de paprika fumada (mais para decorar)
  • sementes de papoila – opcional para decorar
  • Para os crudités: 4 cenouras, 1 curgete, 12 tomates cherry, 2 cabeças pequenas de brócolos, 1 pão árabe.

Preparação

1
Coloque no robot de cozinha todos os ingredientes, à exceção da água e sementes de papoila, e triture tudo durante 5 a 10 min., ou até conseguir uma pasta homogénea. Prove, ajuste o tempero, adicione a água (comece por adicionar 1 colher e se continuar muito espesso adicione a outra) e triture novamente. Transfira para uma taça, regue com um fio de azeite e deite por cima as sementes de papoila e um pouco de paprika fumada. Reserve ou sirva*.
2

Para os crudités: pré-aqueça o forno a 180º. Com uma tesoura de cozinha corte o pão árabe em tiras finas, coloque num tabuleiro e regue com um fio de azeite. Leve ao forno 5 min. ou até ficarem tostadas. Retire e reserve.

3

Entretanto, corte as cenouras (já descascadas) e as curgetes em palitos finos. Desfaça os brócolos em pequenos floretes e corte os tomates cherry ao meio. Coloque tudo numa taça com o hummus no centro, conforme a foto, e sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Se pretende fazer a receita com antecedência, coloque o hummus num tupperware e guarde no frigorífico. Retire 10 a 15 min antes de servir e decore só nessa altura. Pode preparar os vegetais também com antecedência, porém o pão terá que ser na altura.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

0 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes