Mini panquecas de avelã

Mini panquecas de avelã - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Aqui está a minha nova perdição para os pequenos-almoços de domingo. Umas panquecas simples de fazer e extremamente nutritivas. Vegan e sem glúten!

Tenho tido alguns pedidos de receitas sem glúten e vegan, nomeadamente no que toca a panquecas, porque as que tenho aqui no blog ou são uma coisa ou são outra, mas não as duas. Eu não sou celíaca e nem tão pouco intolerante ao glúten, sou sim sensível às farinhas brancas e por essa razão opto pela espelta em vez da farinha de trigo.

Mas quando toca a receitas sem glúten temos que ir buscar os melhores aliados para garantir sabor e acima de tudo textura. A farinha teff é tudo isso, aliada ao facto de estar carregada de nutrientes benéficos para a nossa saúde e ainda ter propriedades que regulam o transito intestinal e funcionam como prebióticos. Mas não há bela sem senão e o senão aqui é que o teff (cereal) vem de longe e não é barato. Originalmente vem da Etiópia mas agora é cultivado em países como Israel e Grécia. Como sabem sou apologista de darmos preferência ao que é local e da estação, mas também acredito que uma vez por outra podemos e devemos variar.

Se ainda não conhecem este cereal aqui está uma boa receita para o experimentarem, mas deixo também uma alternativa com outra farinha (para o caso de não a encontrarem – vejam nas notas abaixo). E já sabem, optem por comprar a granel e evitar o plástico sempre que possível 😉

Espero que gostem e não se esqueçam de partilha comigo as vossas recriações  no facebook e instagram !

Mini panquecas de avelã

Mini panquecas de avelã - Blog da Spice
  • Quantidade8-10 mini panquecas

Ingredientes

Ingredientes

  • 1/2 cup (~ 1/2 chávena chá) + 4 c. sopa de farinha teff*
  • 1/2 cup (~ 1/2 chávena chá) de avelã moída*
  • 1 cup (~chávena chá) de leite vegetal
  • 1 c. chá bicarbonato de sódio
  • 2 c. sopa de linhaça moída
  • 1 c. café canela
  • 1 c. sopa xarope de ácer (ou outro adoçante que prefiram) – opcional
  • 1 pitada de sal
  • 1 c. chá vinagre de sidra
  • Avelãs, amores perfeitos e xarope de ácer – opcional, para decorar

Preparação

1
Numa tigela misture bem todos os ingredientes secos. De seguida junte os ingredientes líquidos (à exceção do vinagre) e envolva bem. Reserve a mistura à temperatura ambiente durante 5 minutos para que engrosse e volte a mexer. Junte o vinagre e incorpore sem mexer demasiado.
2

Aqueça uma frigideira grande e anti-aderente em lume médio e unte-a levemente com óleo de coco ou outro à escolha. Deite uma colher (utilizei colher de gelado) da mistura em vários pontos da frigideira, deixando cerca de 1 cm entre cada panqueca. Deixe cozinhar 2-4 minutos em lume baixo ou até ficarem bem cozidas nas extremidades (não as vire antes disso senão vão partir-se). Vire com a ajuda de uma espátula e cozinhe mais 1 a 2 minutos do outro lado. Retire para um prato e repita para a restante mistura.

3

Sirva ainda quentes com avelãs torradas e xarope de ácer ou outro topping que prefira.

Nota: use de preferência ingredientes biológicos. Aconselho a que opte pela versão mini porque a massa é menos elástica do que a das panquecas normais e em formato maior podem queimar antes de as conseguir virar na frigideira.

*Substituições: pode substituir a farinha teff por 1/2 cup de farinha de aveia integral + 2 c.sopa de farinha de coco. Porém a consistência ficará mais húmida por dentro do que com a farinha teff (eu prefiro a versão teff). A avelã moída pode ser substituída por outro fruto seco moído.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes