Umas papas cremosas de millet, maça e coco, fáceis de fazer e deliciosas. Passaram a ser as favoritas cá de casa, tanto do Henrique como do Pedro. São vegan, sem glúten e sem açúcares refinados.
Não gosto de papas, nunca gostei e não sei se algum dia irei gostar. Mas são daquelas coisas que adorava gostar porque acho que devem ser tão reconfortantes em dias frios e chuvosos (como o de hoje por exemplo). Mas a textura não me convence desde criança…
No entanto desde que o Henrique iniciou as papas tenho-as feito muitas vezes e acabo sempre por fazer a mais porque o Pedro me pede (engraçado como vivemos anos com uma pessoa e continuamos a descobrir coisas novas sobre ela…não fazia ideia que ele gostava de papas até agora). E foi o que aconteceu desta vez também, fiz esta receita para o Henrique (porque ainda não tinha experimentado dar-lhe coco) e acabei por criar uma versão para adultos para o Pedro (as do Henrique sabem a pouco porque são muito simples). Como volta e meia no Instagram e Facebook me pedem as receitas do Henrique criei uma página na área das dicas onde partilho as papas e sopas que tenho feito, podem ver aqui.
Por agora deixo-vos com esta receita que tenho a certeza que agradará a qualquer pessoa que goste de papas, adulto ou criança. São extremamente cremosas e fáceis de fazer. Aproveitei ainda para usar a baunilha em pó que recebi da Obô Vanilla e que torna tudo ainda mais delicioso. Se não conhecem esta baunilha espreitem o site e experimentem, é só a melhor baunilha do mundo, nascida e criada em São Tomé.
Espero que gostem e já sabem, se as fizerem partilhem comigo nas redes sociais identificando @blogdaspice.
Papas de millet com maçã e coco
- Tempo de Preparação5 min
- Tempo de Cozedura30 min
- Tempo Total35 min
- Categoria
- Pequeno-Almoço
- Caraterísticas
- Receita Fácil
- Adultos e crianças
- Adequado para dieta
- Sem Glúten
- Sem Frutos Secos
- Sem Açúcar Refinado
- Sem Lactose
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
Preparação
Lave bem o millet e transfira-o para uma panela. Descasque as maçãs, retire as sementes, corte-as em pedaços e adicione à panela.
Adicione os restantes ingredientes (exceto o adoçante), começando com 6 cups de água e acenda o lume. Deixe levantar fervura, baixe o lume, tape e coza 30 min. ou até as maçãs estarem cozidas e o millet estar cremoso.
Triture tudo muito bem, adicione mais 1 ou 2 cups de água se preferir uma papa mais liquida (note que após esfriar ela fica mais consistente do que quando está quente). Adicione por fim o adoçante a gosto. Sirva ou transfira para um recipiente hermético e guarde no frigorífico após arrefecer até 1 semana.
* Nota: se preferir pode demolhar o millet por 6-8h e reduzir a quantidade de água da receita para metade. Desta forma facilita a digestão do cereal e reduz o ácido fítico que impede por vezes a absorção ideal dos nutrientes. Utilize de preferência ingredientes de origem biológica.