Polpa de tomate assado com alho e salva

Polpa de tomate assado com alho e salva - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Costuma usar polpa de tomate nos seus cozinhados? E que tal fazer uma polpa de tomate assado caseira, aproveitando a época deles? Receita fácil, deliciosa, vegan e sem glúten.

Por esta altura a minha horta está recheada de tomates. Este ano plantei tomate chucha e não tenho conseguido dar vazão aos quilos e quilos que crescem e amadurecem todas as semanas.

Tenho utilizado bastante em saladas, gaspacho e até assados no forno como acompanhamento. Mas uma das coisas que utilizo com alguma frequência e o ano inteiro é polpa de tomate. Por isso resolvi aproveitar também para criar um pequeno stock que me permita ter este molho caseiro sempre à mão para outras receitas.

É verdade que hoje temos tomate disponível o ano inteiro nos mercados e supermercados, porém não há nada como consumi-lo na sua estação, quando ele está no seu auge de doçura e plenitude. Além disso o tomate faz parte da família das solanaceas, juntamente com os pimentos, beringela, etc., cresce à noite e liberta uma substância (solanina) que pode agravar estados alérgicos e inflamatórios (especialmente ao nível dos ossos e articulações) em algumas pessoas. Por esta razão deve ser consumido moderadamente e na sua estação. Como qualquer fruto ou legume de verão tem uma quantidade fantástica de água, que ajuda o nosso corpo a fazer face às temperaturas mais altas desta época (a Natureza sabe sempre o que faz).

Nesta receita de polpa de tomate assado usei salva porque cresce abundantemente no meu jardim e eu adoro o seu aroma, mas podem substituir por orégãos, tomilho ou outra erva aromática que gostem. Como adoçante usei xarope de ácer (sim uma boa polpa de tomate leva adoçante para equilibrar a acidez), mas podem usar mel ou outro que prefiram. Gosto de usar os tomates inteiros, com sementes e pele porque acho um desperdício descartá-los, mas se preferirem sem vejam a nota adicional no final da receita.

Prometo que os vossos próximos cozinhados farão furor se começarem com uma boa polpa de tomate como esta: aromática, cheia de sabor e 100% natural 😉 Espero que gostem e já sabem, partilhem comigo os resultados no no facebook e instagram!

Polpa de tomate assado com alho e salva

Ingredientes

  • 1 kg de tomate bem maduro (usei chucha mas pode usar outro)
  • 4 dentes de alho
  • 1 c. café paprika fumada (opcional)
  • 3 c. sopa de xarope de ácer
  • 6-8 folhas de salva fresca (ou outra erva que prefiram)
  • azeite virgem extra q.b
  • sal marinho e pimenta preta a gosto
  • 2-3 c. sopa água (se necessário)

Preparação

1

Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Reserve.

2

Corte os tomates em quartos e disponha-os no tabuleiro*. Descasque os dentes de alho e esmague-os ligeiramente com a lateral de uma faca. Espalhe por cima dos tomates, junte as folhas de salva e regue com um fio bem generoso de azeite, o adoçante e uma boa pitada de sal e pimenta. Leve ao forno por 40-50 min. mantendo a temperatura, ou até o tomate estar bem macio e ter perdido água.

3

Coloque tudo num liquidificador potente ou robot de cozinha, adicione a paprika fumada (opcional) e triture muito bem até conseguir uma polpa cremosa. Se lhe parecer demasiado espesso adicione água (1. c sopa de cada vez) até à consistência pretendida. Prove, ajuste os temperos e volte a triturar.

4

Transfira para um frasco ou recipiente hermético e deite por cima um fio de azeite. Guarde no frigorífico até 2 semanas ou no congelador por vários meses.

* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.

* Gosto de utilizar o tomate inteiro, com pele e sementes porque acho um desperdício descartá-los, mas se prefere uma pasta mais sedosa basta retirar as sementes e pelá-los antes de irem ao forno.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes