Queques de coco e mirtilos (sem glúten)

Queques de coco e mirtilos (sem glúten) - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Se houver fãs de coco e mirtilos por aí, têm mesmo que experimentar estes queques de coco! São rápidos, fáceis de fazer, deliciosos e bem fofos. Quem quer experimentar?

Não sou daquelas pessoas que adora coco mas a semana passada deu-me uma vontade enorme de comer bolo de coco. Quem sabe é da gravidez mas a verdade é que nestes 7 meses não tenho tido “desejos”. Volta e meia apetece-me uma coisa ou outra, mas não mais do que o normal. – Sorte a minha, certo? 😉

Neste dia em questão resolvi pesquisar receitas de bolos de coco e dei com uma da Ela Vegan , um blog que sigo há algum tempo. Mas estando sozinha e sem visitas agendadas para breve achei que um bolo inteiro seria demasiado para mim… Para além disso não tinha todos os ingredientes da receita original em casa. Inspirada nessa receita acabei por fazer uma versão minha, para queques e adicionar ainda uns mirtilos. Era fácil dizer-vos que a receita foi inventada totalmente por mim e provavelmente nunca ninguém viria a contestar o contrário. Porém, sabendo eu como é difícil desenvolver uma receita do zero, acho fundamental nesta área (ou em qualquer outra) darmos os merecidos créditos aos seus reais autores, nem que seja (como neste caso), pela mera inspiração que nos forneceu.

Neste mundo virtual é fácil pegarmos no conceito, receita ou ideia de outra pessoa, a viver do outro lado do mundo e chamá-la nossa. Não existe “polícia virtual” nem “sociedade de direitos de autores” nesta esfera dos blogs e isso dá carta branca a que situações como essa aconteçam demasiadas vezes. É possível até que já me tenha acontecido a mim, sem eu saber…

Estarmos constantemente a criar conteúdos e receitas novas é duro. Nem sempre estamos a explodir de criatividade e há alturas em que sentimos que somos mesmo uma tábua em branco. E por isso é ótimo e necessário seguirmos outros blogs e chefs, é assim que muitas vezes nos inspiramos e damos a volta a esses momentos menos “iluminados”. Mas inspiração não é réplica e é preciso sermos honestos com os outros e com nós mesmos.

Por isso aqui fica a minha receita, mas não deixem de espreitar a original no link acima, que também deve ser deliciosa. Espero que gostem e já sabem partilhem comigo as vossas recriações e feedback por aqui ou no Facebook e Instagram.

Queques de coco e mirtilos (sem glúten)

Queques de coco e mirtilos (sem glúten) - Blog da Spice
  • Quantidade8-10 unidades

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 cup farinha de aveia (aveia moída bem fina)
  • 1/4 cup farinha de araruta (ou amido de milho)
  • 1/2 cup farinha de côco
  • 1/4 cup açúcar coco
  • 2 c. chá de fermento (sem glúten)
  • 1 c. chá de bicarbonato de. sódio
  • 1 c. café de canela (opcional)
  • 1/3 cup maçã cozida* (descasquei, cortei e cozi em 3 min. no microondas até ficar macia)
  • 1/2 cup + 1/4 cup leite vegetal
  • 1 c. chá vinagre de sidra
  • 1 c. sopa geleia de coco/outro adoçante (ou 2 tâmaras medjool)
  • 1/2 cup mirtilos frescos
  • óleo de coco q.b (para untar a forma)

Preparação

1
Pré- aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de cupcakes com óleo de coco.
2

Numa tigela junte todos os ingredientes secos e misture bem com uma vara de claras ou garfo. Desfaça quaisquer grumos que note nas farinhas. Num liquidificador junte todos os ingredientes húmidos (exceto os mirtilos) e triture alguns segundos, até a maçã se desfazer completamente e ficar com uma mistura uniforme.

3

Junte os húmidos aos secos e envolva, até que toda a mistura esteja húmida. Não misture com demasiado vigor porque não queremos quebrar a reação do bicarbonato com o vinagre (torna-os fofos). Vai parecer-lhe uma mistura densa e seca, mas é assim mesmo. Por último adicione os mirtilos e envolva-os na mistura.

4

Use uma colher e encha as formas quase até ao cimo (estes queques não vão crescer muito). Com as costas da colher ou os dedos alise a mistura em cada molde, mas sem pressione. Leve ao forno por 15-18 min. mantendo a temperatura, ou até o palito sair limpo. Retire do forno e transfira-os para uma rede ou grelha para arrefecerem completamente. Guarde em recipiente hermético após esfriarem.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Poderá congelar a massa dos queques para os fazer posteriormente. Nesse caso o tempo de cozedura será maior do que o indicado aqui.

*Acredito que possa usar também puré de maçã mas escorra-o bem para não aguar a mistura.

Receita inspirada no Ela Vegan’s Coconut Cake.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes