Uma versão low carb dos tradicionais wraps de trigo, mas deliciosos e perfeitos para picnics e tardes de praia. São vegan, sem glúten e o recheio é à escolha!
Por esta altura tenho a minha horta em expoente máximo de produção. São alfaces, espinafres, vários tipos de couve, brócolos e até os primeiros morangos da época. A couve penca ou galega tem crescido a olhos vistos, com as suas folhas gigantes que por si só quase dão para uma refeição. Não temos conseguido dar vazão à quantidade de coisas que temos e por isso tenho distribuído pela família e amigos.
É ótimo quando nos oferecem estes mimos tão nutritivos mas muitos desconhecem o trabalho que está por detrás de manter uma horta (mesmo que pequena). Para além do trabalho de semear, há que regar todas as semanas (se o S. Pedro não cooperar como tem sido o caso) e há depois o cuidar da terra, para retirar ervas invasoras que começam a crescer e só depois passamos à parte de colher. Apesar de eu adorar exercício físico tudo isto obriga a despendermos tempo e suor e não há pausas só porque vamos de férias ou estamos cansados, a Natureza não espera.
Quem nunca cultivou nada (nem que sejam umas ervas aromáticas em casa) não tem noção do trabalho envolvido (e eu também não tinha até agora). É muito fácil retirarmos estes bens da prateleira no supermercado e até somos capazes de criticar o preço “o quê 2,5€ por uma caixa de morangos? isto é caríssimo, está tudo louco!”. Mas experimentem cultivar vocês um pé de morangos e vejam o trabalho que custa (e a alegria que é também) até nascer o primeiro fruto! O respeito que nutro hoje em dia pelos agricultores e todas as pessoas que trabalham no campo é imensurável.
Por tudo isto tenho-me dedicado a aproveitar ao máximo o que a minha horta me dá e esta receita nasceu dessa necessidade: “o que fazer com tantas folhas bonitas de couve penca?”. Aqui fica esta sugestão mas estejam à vontade para lhes dar um toque vosso, aliás este prato é ótimo para aproveitar restos no recheio. Por outro lado, se fizerem esta bolonhesa dupliquem a receita e congelem o resto. Desta forma têm uma refeição rápida preparada para outro dia: basta descongelar, aquecer e juntar a uma boa massa. Deliciosa!
Espero que gostem das receitas e se as fizerem partilhem comigo no no facebook e instagram !
Wraps de couve com bolonhesa de lentilhas

- Quantidade(4-5 wraps)
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Para os wraps de couve*
- 4-5 folhas grandes de couve penca/galega (previamente lavadas)
- Água q.b
Para a bolonhesa de lentilhas
- 6 c. sopa de polpa de tomate (usei caseira mas podem usar de compra)
- 3. c. sopa cebola roxa picada
- 5 tomates cherry cortados em quartos
- 1/2 cup de lentilhas coral
- 1 cup de caldo de legumes (usei caseiro, caso não tenham usem água ou chá)
- 2 c. chá paprika fumada
- 1/2 abacate maduro cortado em pedaços (cubos)
- 1 c. sobremesa de xarope de ácer (ou outro adoçante líquido)
- sal marinho e pimenta a gosto
- 1 fio generoso de azeite
Toppings (opcional)
- Iogurte natural, coentros e fio de azeite
Preparação
Coloque uma panela grande cheia de água em lume alto e espere que ferva. Assim que ferver coloque 1 a 2 folhas de couve na água e escalde-as por apenas 2 ou 3 minutos, até a sua cor ficar de um verde mais vibrante. Retire com cuidado e estenda-as num prato ou travessa sem as romper. Repita para as restantes.
Notas: utilize de preferência ingredientes naturais e biológicos. *A couve penca tem um travo amargo pelo que o abacate e o adoçante na bolonhesa equilibram o sabor, mas tenha isso em consideração na escolha do recheio. Acredito que possa utilizar outra couve (ex: lombarda, coração ou até acelgas), porém terá que ajustar as quantidade de recheio, já que as folhas dessas couves são bem menores.
Uma resposta