Bombons de chocolate com recheio de coco e menta

Bombons de Chocolate com Recheio de Coco e Menta - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Se gostam de after eight e bounty estes bombons de chocolate com recheio de coco e menta são um feliz cruzamento entre os dois! São perfeitos para o verão porque guardam-se no frigorífico e a menta dá uma sensação de frescura ótima. Receita vegan e crua.

Eu adoro menta. Não sei se partilham desta minha preferência, mas desde miúda que adoro rebuçados de menta, gelado de menta, pastilhas de mentol, chocolates com recheio de menta, enfim. Aquela sensação de frescura que sentimos até ao umbigo quando trincamos uma folha de menta é viciante! Mas falo da verdadeira menta e não daquele corante verde com sabor altamente artificial que muitas vezes juntam aos gelados e afins… Esse passo bem sem.

No fim de Junho fiz uma visita rápida a Lisboa e encontrei na Maria Granel um chá de chocolate e menta. Obviamente tive que o trazer comigo. Oito mil quilómetros de distância e algumas semanas depois lá o consegui experimentar. Posso dizer-vos que é tão aromático e saboroso que quase me apetece mergulhar dentro de um copo de chá e passei estas duas últimas semanas a beber chá frio a quase todas as refeições!! (Verídico e ainda não enjoei, caso estejam a indagar-se sobre isso).

Aproveitei este período de “mint frenzy” para fazer algumas experiências e estes bombons de chocolate foram sem dúvida a que mais gostei. Não sou muito adepta de coco no chocolate, mas neste caso acho que ajuda e suaviza bastante a textura. Estes bombons de chocolate são ótimos para o verão porque são crus e preservam-se bem no frigorífico ou até congelador, o que acentua ainda mais o teor refrescante da menta.

Por isso, all of you mint lovers like me, aqui fica este miminho. Espero que gostem!

Bombons de chocolate com recheio de coco e menta

Ingredientes

Base

  • 1/2 chávena de chá de amêndoas cruas
  • 1/4 de chávena de chá de arroz tufado com chocolate (usei um sem açúcar)
  • 3 tâmaras medjool sem caroço
  • 1/4 colher de café de baunilha
  • 1 pitada de flor de sal óleo de coco (para untar a forma)

Recheio

  • 1 chávena de chá de coco ralado
  • 1/4 de chávena de chá de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de chá de menta e chocolate
  • 1/2 colher de café de extrato de menta (usei biológico) – opcional, no caso de querer intensificar o sabor a menta

Cobertura

  • 200g de chocolate preto min.70% cacau (usei um sem açúcar e adoçado com stevia)

Preparação

1

Com a ajuda de um pincel ou papel absorvente, unte uma forma de muffins com óleo de coco. Reserve.

2

Num robot de cozinha coloque as amêndoas e triture-as até ficarem em bocadinhos pequenos (não triture demasiado, não pretendemos farinha). De seguida, junte os restantes ingredientes da base e triture mais alguns segundos, até incorporar todos os elementos. Assim que tiver uma massa semelhante a areia grossa, pare.

3

Com a ajuda de uma colher de sobremesa, retire pequenas porções da mistura e enrole-as em bolinhas. De seguida espalme-as entre as mãos e faça pequenas rodelas finas (tipo moedas), ligeiramente mais pequenas do que o fundo da forma que vai utilizar. Coloque-as no centro de cada molde e leve ao congelador.

4

Utilize um tacho sob lume brando e derreta o chocolate em banho-maria. Reserve.

5

Entretanto, junte num robot de cozinha os ingredientes da base e triture tudo até conseguir uma uma mistura uniforme. Retire a forma do congelador e com a ajuda de uma colher de café disponha 1 um pouco do recheio no centro da base. Espalhe-o sem deixar que este toque na forma, já que pretendemos que o chocolate cubra as laterais do biscoito. Repita para a restante mistura.

6

Utilize uma colher de sopa, ou outra que prefira, para cobrir o biscoito com o chocolate derretido. Assegure que o cobre totalmente e com uma camada uniforme. Repita para os restantes. Leve ao congelador por 30 min. Desenforme e sirva frio.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. 

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

0 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes