Manteiga de avelãs com baunilha e sal

Manteiga de avelãs com baunilha e sal - Blog da Spice
English English Portuguese Portuguese

Fiz esta manteiga de avelãs com baunilha e sal no fim de semana e 3 dias depois posso dizer-vos que quase não há… É super aromática, sem corantes nem conservantes e 100% vegan!

Não sei o que há no sabor das avelãs que me fascina tanto. Talvez por essa razão eu seja fã de Nutella e o meu bombom preferido seja o Ferrero Rocher, mas posso dizer-vos que já não como nada disto há bastante tempo.

Em alternativa experimentei fazer esta manteiga de avelãs com baunilha, sal e canela. É soberba. O sabor da avelã com o adocicado da baunilha e o toque de sal no final tornam tudo aquilo em que tocam numa delícia.

Já espalhei esta manteiga de avelãs por cima de fruta fresca, iogurte e até sobre legumes salteados e fica bem com tudo. Vejam outras receitas de manteiga de frutos secos caseira neste post, mas não deixem de experimentar esta porque decerto não se arrependerão.

Há um vídeo tutorial aqui na minha página do Instagram (andem para a frente até chegarem a esta receita). Espero que gostem e já sabem, se fizerem a receita partilhem comigo o resultado no Facebook e Instagram identificando @blogdaspice.

Manteiga de avelãs com baunilha e sal

Manteiga de avelãs com baunilha e sal - Blog da Spice

Ingredientes

  • 1 caneca de avelãs cruas
  • 1 a 2 colheres de sobremesa de óleo de coco (ou mais se pretenderem mais líquida)
  • 1 colher de café de extrato de baunilha
  • 1/2 colher de café de canela
  • 2 colheres de chá de açúcar de coco (mais se preferir mais doce)
  • 1/2 colher de café de flor de sal

Preparação

1
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2

Coloque papel vegetal num tabuleiro e disponha as avelãs por cima. Leve ao forno entre 5 a 10 min até as avelãs estarem torradas (devem ficar com uma cor dourada e acastanhada). O tempo pode variar de acordo com a potência de cada aparelho, eu normalmente coloco o tabuleiro o mais acima possível e ponho o forno na opção gratinar (grelha de cima). É importante não se distrair porque o processo é bastante rápido e 1 ou 2 minutos a mais fazem a diferença entre torradas e queimadas.

3

Retire do forno, coloque-as dentro de um pano de cozinha e esfregue bem para que as cascas saiam.Transfira-as para um processador ou robot de cozinha e triture tudo cerca de 15-20 min. Se necessário faça algumas paragens para raspar os bocados que vão ficando agarrados às laterais do processador.

4

Quando tiver uma pasta com a consistência de manteiga, adicione os restantes ingredientes e triture mais 30 seg. Prove e repita o processo se necessitar de ajustar algum ingrediente. Depois disso está pronto! Coloque num recipiente hermético e guarde em local seco e fresco.

Nota: utilize ingredientes biológicos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes