Este puré de pera ou maçã é perfeito para ter em casa todo o outono e inverno. Para além de delicioso e fácil de fazer é muito versátil. Conto-lhe 10 maneiras de o utilizar nos seus cozinhados.
Vou começar por esclarecer já que apesar de parecer comida de bebé, não é! E eu sei que estamos sempre habituadas a associar purés de fruta aos bebés mas hoje mostro-lhe como pode transformar um simples puré de fruta em muitas mais coisas.
Há umas semanas ofereceram-nos vários quilos de peras. Demos algumas à família, amigos e à escola do Henrique mas continuavam a ser demasiadas para consumirmos e já estavam bem maduras, por isso resolvi fazer puré. Acabei com cerca de 3,5kg de puré: uma parte congelei, a outra coloquei em garrafas no frigorífico. O puré de pêra ou maçã é altamente versátil do ponto de vista culinário e deixo-lhe aqui algumas sugestões de onde e como o pode utilizar:
- Para adoçar bolos e bolachas: ainda hoje quando faço bolos para o Henrique adoço naturalmente só com fruta para evitar incluir açúcar. Exemplo disso são as Bolachas de alperce ou o bolo de aniversário para bebés ;
- Como recheio de crepes: fica delicioso com uma pitada de canela, experimente nestes crepes de espelta;
- Como topping para panquecas: sei que não é habitual mas junte umas colheres de puré às suas panquecas favoritas e uns frutos secos crocantes e vai surpreender-se. Experimente as minhas panquecas fáceis ou esta versão vegan;
- Com granola e/ou iogurte: neste tempo frio um puré de maçã quente com canela e granola é aconchegante e faz sempre sucesso nos meus caterings e eventos;
- Como recheio de tartes, folhados ou gallettes: se tiver o puré já preparado basta adicionar a uma base de tarte ou massa folhada e levar ao forno, é uma sobremesa quase instantânea e deliciosa!
- Para barrar em torradas ou scones: quase como um doce de maçã saudável, caseiro e sem açúcar. Adoro comer com estes scones ou barrar em torradas com esta manteiga de avelã.
- Para adoçar papas e pudins: experimente esta receita de papas de millet ou junte ao seu pudim de chia favorito.
- Em batidos ou smoothies: mais uma forma de adoçar naturalmente dos seus sumos;
- Para cortar a acidez do molho de tomate: em estufados como bolonhesa ou outros que tenham por base polpa de tomate é comum juntar-se uma colher de sopa de açúcar para equilibrar a acidez. Em vez disso gosto de usar puré de fruta ou legumes doces como abóbora ou cenoura, que adoçam e equilibram naturalmente.
- Para acompanhar carne, peixe, tofu ou seitan no forno: aquele clássico do puré de maçã com carne assada nunca desilude para quem consome proteína animal, se não é o sei caso experimente um assado de tofu o seitan bem temperado com massa de pimentão e acompanhe com puré de maçã que é igualmente delicioso!
Aqui estão então 10 formas de utilizar puré de pera ou maçã. Espero que goste e já sabe, se fizer esta receita partilhe comigo nas redes sociais identificando @blogdaspice.
Puré de pera ou maçã
- Tempo de Preparação5 min
- Tempo de Cozedura15 min
- Tempo Total20 min
- Categoria
- Pequeno-Almoço
- Caraterísticas
- Receita Fácil
- Adultos e crianças
- Adequado para dieta
- Sem Glúten
- Sem Frutos Secos
- Sem Açúcar Refinado
- Sem Lactose
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
- 1kg de pera ou maçã
- 1 pau de canela
- 1 c. sopa de água (se necessário)
Preparação
Descasque a fruta* e retire os caroços. Pode usar esta receita de chá de fruta para os aproveitar (serve quente ou frio).
Coloque a fruta numa panela e junte o pau de canela. Tape e deixe cozer em lume brando por 15-20 min, até a fruta estar completamente suave e a desfazer-se. Se a meio sentir que está a ficar sem sumo ou a pegar em baixo junte 1 c.sopa de água mas normalmente não é necessário.
Apague o lume, retire o pau de canela* e triture tudo com a varinha mágica até ficar bem cremoso. Acondicione ainda a ferver em garrafas e tape para ganhar vácuo (desta forma duram semanas), espere arrefecer e coloque no frigorífico. Em alternativa deixe arrefecer e coloque depois em sacos de congelação para congelar. Depois de abertos/descongelados consuma em 3-5 dias.
* Nota: se preferir pode não descascar a fruta, mas nesse caso aconselho a triturar num robot de cozinha potente para que não se sintam as cascas. Não se esqueça de reutilizar o seu pau de canela. Basta lavar, deixar secar e voltar a usar!