VALIDADE DOS PRODUTOS

validade dos produtos - cozinhar sem desperdício

Nesta página encontrará toda a informação que necessita para aprender a distinguir a validade dos produtos e conseguir cozinhar sem desperdício. 

Sabia que a falta de conhecimento sobre prazos de validade é responsável por 10% do desperdício alimentar na UE? (dados CE).

“Consumir de preferência antes de”, “consumir até”, “consumir de preferência antes do fim de”, sabe quais as diferenças? Dou-lhe uma ajuda para que consiga distingui-los bem e aproveitar bens que estão em fim de vida.

Certamente já viu produtos em promoção porque estão perto do fim de prazo e estas são ótimas oportunidades que eu não dispenso. Há, no entanto, que saber distinguir as datas de validade e elas são apresentadas de duas formas: data limite de consumo (o “consumir até”) e data de durabilidade mínima (o “consumir de preferência antes de” ou “consumir de preferência antes do fim de”). Aqui ficam o que significam:

  • Consumir até – indica a data limite de um produto e como tal, até quando deve ser consumido. Após essa data não é aconselhável o seu consumo.
  • Consumir de preferência antes de – data indicativa de durabilidade mínima. É também a data até à qual o alimento conserva as suas propriedades específicas. Após esta data o produto pode ainda ser consumido desde que as regras de conservação sejam respeitadas.
  • Consumir de preferência antes do fim de – data indicativa de durabilidade mínima (mês e ano). Após esta data o produtos pode começar a perder algumas das suas qualidades (gustativas, organoleicas, etc.), mas tal não representa um risco para a saúde. O produto pode ser consumido após esta data desde que as regras de conservação sejam respeitadas.

E um último conselho: sempre que tiver dúvidas há três coisas que pode fazer: observe, cheire e prove.  Se a coloração lhe parecer bem e o cheiro também, prove um pedaço pequeno. Se não lhe souber mal, provavelmente ainda deve estar em boa condição para consumo.

Casos em que deve evitar consumir:

  • Cor do alimento está diferente do habitual;
  • O cheiro está azedo, demasiado intenso ou diferente do habitual;
  • A embalagem do produto está danificada, ao ponto de haver entrada de ar (maior risco de contaminação);
  • O sabor do produto está diferente (ainda que ligeiramente).
  • O produto está com bolor (ainda que só numa parte).
 
Em suma, há uma série de alimentos que podem perfeitamente ser consumidos após a sua data de durabilidade e, na grande maioria das vezes, a preços bem mais competitivos. Um exemplo disso é o supermercado online Goodafter, que vende produtos em fim de vida ou de linhas descontinuadas pelas marcas. Vale a pena espreitar e aproveitar as oportunidades: poupa dinheiro e evita o desperdício.
 
Saiba outras formas de reduzir o seu desperdício alimentar aqui.

Gostou? Partilhe com os seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *