Certamente já viu produtos em promoção porque estão perto do fim de prazo e estas são ótimas oportunidades que eu não dispenso. Há, no entanto, que saber distinguir as datas de validade e elas são apresentadas de duas formas: data limite de consumo (o “consumir até”) e data de durabilidade mínima (o “consumir de preferência antes de” ou “consumir de preferência antes do fim de”). Aqui ficam o que significam:
- Consumir até – indica a data limite de um produto e como tal, até quando deve ser consumido. Após essa data não é aconselhável o seu consumo.
- Consumir de preferência antes de – data indicativa de durabilidade mínima. É também a data até à qual o alimento conserva as suas propriedades específicas. Após esta data o produto pode ainda ser consumido desde que as regras de conservação sejam respeitadas.
- Consumir de preferência antes do fim de – data indicativa de durabilidade mínima (mês e ano). Após esta data o produtos pode começar a perder algumas das suas qualidades (gustativas, organoleicas, etc.), mas tal não representa um risco para a saúde. O produto pode ser consumido após esta data desde que as regras de conservação sejam respeitadas.
E um último conselho: sempre que tiver dúvidas há três coisas que pode fazer: observe, cheire e prove. Se a coloração lhe parecer bem e o cheiro também, prove um pedaço pequeno. Se não lhe souber mal, provavelmente ainda deve estar em boa condição para consumo.
Casos em que deve evitar consumir:
- Cor do alimento está diferente do habitual;
- O cheiro está azedo, demasiado intenso ou diferente do habitual;
- A embalagem do produto está danificada, ao ponto de haver entrada de ar (maior risco de contaminação);
- O sabor do produto está diferente (ainda que ligeiramente).
- O produto está com bolor (ainda que só numa parte).
Em suma, há uma série de alimentos que podem perfeitamente ser consumidos após a sua data de durabilidade e, na grande maioria das vezes, a preços bem mais competitivos. Um exemplo disso é o
supermercado online Goodafter, que vende produtos em fim de vida ou de linhas descontinuadas pelas marcas. Vale a pena espreitar e aproveitar as oportunidades: poupa dinheiro e evita o desperdício.
Saiba outras formas de reduzir o seu desperdício alimentar
aqui.