Substitutos das natas

Quando queremos alternativas à lactose, seja por seguirmos uma alimentação vegan ou por simplesmente querermos variar o que consumimos, uma das coisas mais difíceis é encontrar substitutos das natas. Há receitas que pedem um toque aveludado e cremoso e nessas alturas é importante encontrarmos os substitutos certos.

Deixo aqui algumas alternativas e respetivas dicas de utilização:

Natas de soja: é a alternativa mais comum e a mais neutra em termos de sabor. Porém é importante certificarmos-nos que é feita a partir de soja non GMO (não geneticamente modificada). Quando compro procuro sempre essa indicação no rótulo. Costumo utilizar em molhos e gelados, quando preciso de algo que imprima cremosidade mas seja neutro de sabor.

Natas de aveia:  costumo utilizar em molhos. É uma opção interessante mas de sabor adocicado. Há marcas que para as tornar mais consistentes utilizam espessantes artificiais (ex: goma xantana), prefiram marcas com espessante natural. Por vezes contém glúten devido à contaminação cruzada.

Creme vegetal de arroz: o bom deste creme é que o sabor é relativamente neutro, porém não é dos meus favoritos porque na maioria das marcas é demasiado líquido e não confere a textura cremosa que se pretende. Noutros casos é espesso mas para o tornar assim utilizaram algo artificial tal como na opção acima. É ainda importante salvaguardar que provém de arroz integral biológico.

Leite de coco ou creme de coco: é muito cremoso mas o sabor é ativo e pode abafar todos os outros ingredientes. Opto por leite de coco biológico porque muitos dos que se compram nos hipermercados são provenientes de concentrado (leiam os rótulos). Utilizo em pratos de caril e em doces que contenham sabores intensos (para se sobreporem ao sabor do coco). É uma boa opção para fazer chantilly sem lactose, mas só funciona com leite de coco gordo (agitem a lata e se sentirem muito liquido não é gordo).

Creme de caju: o caju demolhado em água quente durante umas horas e triturado com água, também funciona como uma alternativa às natas. Este processo transforma-o num molho beige cremoso, 100% natural e fácil de fazer. É uma boa opção tanto para salgados como para doces devido ao seu sabor neutro.

Outros: há muitos outros cremes vegetais como por exemplo de espelta, de milho, tofu, etc. Não são os que utilizo mais, mas vale a pena experimentarem porque tudo depende de gostos.

Em qualquer destes casos, não devemos descurar o tempero que adicionamos a estes substitutos (seja ele doce ou salgado). Cada um deles vai necessitar de mais ou menos tempero, consoante o seu sabor natural, pelo que a minha dica é: testem!

Anúncios