Muitas são as vezes que me questionam sobre quais os melhores substitutos para os ovos. Na verdade não existe uma fórmula perfeita que funcione sempre. Temos primeiro que perceber qual a função dos ovos na receita em questão e parti daí para experimentar algumas substituições. Deixo abaixo as que utilizo com mais frequência e melhores resultados:
- Aquafaba: a água de cozer o grão (bem reduzida) é um excelente substituto das claras de ovos. Pode ser batida, tal como as claras, até ao ponto de claras em castelo e utilizada para incutir ar ou leveza em receitas que necessitam de claras nesse ponto.
- Purés de frutas (banana ou maçã): gosto muito de utilizar purés como substitutos de ovos em especial porque têm o benefício de adoçar naturalmente uma receita e evitamos adicionar maior quantidade de adoçante. Funcionam em receitas onde os ovos têm a função de ligar os ingredientes, porém devem ser puré densos, com pouca água (em especial no caso do puré de maçã) para não alterar a densidade da massa.
- Sementes: são comuns os “ovos de linhaça ou chia” em várias das minhas receitas. Um ovo destes equivale a um ovo normal e faz-se adicionando 1 c. sopa destas sementes (trituradas ou não) com 3 c. sopa de água e aguardando 2-5 min. até que um gel se forme. Estes “ovos” funcionam também como agentes de ligação das massas.
- Manteigas de frutos secos: tal como nos casos anteriores a as manteigas de frutos secos também podem funcionar como bons substitutos dos ovos na função de agente de ligamento. Experimente usar cerca de 1 c.sopa de meia de manteiga de amêndoa ou outras em substituição de um ovo.
Estas são as opções que mais utilizo porém para que funcionem é preciso ter alguma experiência e saber bem o ponto das massas. Se quer retirar os ovos da sua alimentação o meu melhor conselho é então que escolha receitas feitas de raiz sem ovos, poderá encontrar várias aqui no site.