Nesta página deixo-lhe algumas dicas sobre como lavar, acondicionar e conservar os alimentos para cozinhar sem desperdício. Uma das razões mais frequentes pela qual se estraga e desperdiça comida é devido à falta de correta lavagem e acondicionamento. É verdade que dá algum trabalho lavar, arranjar e acondicionar bem todas as frutas e legumes, porém aumenta exponencialmente o seu tempo de conservação, em especial em bens tão perecíveis como esses.
Comecemos pela lavagem, aconselho sempre a demolhar qualquer fresco numa taça grande com água e 1 c. sopa de vinagre. O vinagre é um desinfetante e conservante natural, ajuda a eliminar os germes e possíveis “bichinhos” que vêm com os frescos e a conservá-los por mais tempo.
Como fazer?
Demolhe os frescos entre 10-15 minutos numa taça com água e vinagre, retire e estenda numa toalha para retirar o excesso de água. De seguida acondicione de acordo com as sugestões abaixo.
FRESCOS: HORTÍCOLAS, HORTALIÇAS, LEGUMES, ERVAS E FRUTAS
No frigorífico
Ao ar (temp. ambiente):
Congelar:
SECOS: CEREAIS, FARINHAS, LEGUMINOSAS, SEMENTES, FRUTOS SECOS E OUTROS
Em local fresco e seco (despensa):
No frigorífico:
Congelar:
Existem algumas técnicas culinárias que nos permitem aproveitar os alimentos e mantê-los por mais tempo. Deixo-lhe aqui algumas delas:
Escaldar: consiste em submergir os legumes em água a ferver por 2-3 minutos e de seguida passá-los por água fria e espremer. Funciona em especial para os vegetais rijos como brócolos, cenoura, couve-flor, etc. (e também talos, caules, etc.) ou hortícolas de folha verde que pretendemos congelar. Com esta técnica mantêm a textura mesmo após descongelar e ficam prontos a utilizar.
Fermentar: uma técnica ancestral para conservação de alimentos e com muitos benefícios ao nível da flora intestinal. As formas mais usuais de fermentação são através de salmoura (sal) ou açúcar. Deixo-lhe de seguida duas receitas de fermentação natural:
Confitar: uma das técnicas mais antigas de conservação de alimentos. Pode confitar em açúcar (ex: compotas) ou em gordura (azeite, óleo ou outra) e isto permite aos alimentos durarem meses. É ideal para qualquer fruta muito madura ou legumes que tenha em abundância. Confitar supõe que a fruta ou legume coza em lume brando por bastante tempo (40m-1h) numa base de açúcar ou gordura (que servirão se conservantes). Pode ver aqui uma sugestão.
Gostou? Partilhe com os seus amigos
– Anúncio –