Será possível fazer uma canja sem galinha? A resposta é sim. O segredo é o caldo de legumes e os cogumelos pleurotus. Faz-se em 15 minutos e é bem medicinal e deliciosa.
Acredito que se contam pelos dedos de uma mão os portugueses que nunca comeram uma canja de galinha. E acredito também que em outros tempos a canja era de facto um dos melhores remédios para quando se estava doente. Para além da componente nutritiva, o ingrediente secreto era sempre o amor e carinho que a nossa mãe, avó, pai, etc. incutiam na preparação da mesma.
Porém hoje em dia uma canja já não é o que era. Digo isto porque a maioria dos frangos ou galinhas que compramos nos supermercados receberam doses cavalares de medicamentos e hormonas nos aviários e acabamos por fazer uma canja que é tudo menos medicinal… É claro que há exceções. Todos temos aqueles avós, tios, bisavós, etc. “na terra” que criam galinhas a campo, com boa comida. Mas cada vez estes cenários são mais raros. Há por isso que arranjar alternativas e uma delas é esta.
O que vêem na fotografia são cogumelos pleurotus* (sim eu sei que parece galinha desfiada mas não é). E apesar do sabor e consistência serem bem diferentes do frango (pelo menos para mim), posso contar-vos que quando fiz esta canja o meu Pai não percebeu que não estava a comer carne! Como acredito que muitas vezes as pessoas não experimentam pratos vegetarianos por preconceito, gosto de fazer estas brincadeiras e não lhes digo o que estão a comer. E acreditem que há muitas surpresas (positivas claro)!!
Por isso, da próxima vez que quiserem fazer uma canja (para vocês ou para algum dos vossos) experimentem esta. Tenho certeza que vos vai reconfortar e encher de energia positiva.
Canja de cogumelos
- Categoria
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 150g de cogumelos pleurotus*
- 1 + 1/2 chávenas de chá (=cup) de caldo de legumes caseiro
- 3 chávenas de chá (=cup) de água
- 2 c. sopa de cebola picada
- 1/2 folha de louro
- 1 fio de azeite virgen extra
- flor de sal a gosto
- 1 punhado de hortelã fresca (opcional)
Preparação
Num tacho, em lume médio, aloure a cebola no azeite e de seguida adicione os cogumelos desfiados. Envolva e adicione o caldo de legumes e de seguida a água e a folha de louro. Deixe levantar fervura, tape e deixe ferver durante 15 minutos em lume brando. Nos últimos 5 minutos adicione o sal e introduza a hortelã em molho (para depois a poder retirar com mais facilidade, caso pretenda).
Prove uma última vez e ajuste o sal, se necessário. Apague, retire a hortelã e o louro (opcional) e sirva.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. O caldo de legumes que costumo utilizar para esta receita é à base de abóbora, brócolos e um pedaço de gengibre, porém poderá utilizar outro da sua preferência (considere no entanto que cada caldo terá influência no sabor final da canja).
*Cogumelos pleurotus eryngii